MÓDULO 3 Encerramento
Chegamos ao final do terceiro módulo, quando vimos que:
- A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada do SUS, focando na gestão do cuidado em territórios específicos, com o modelo da Saúde da Família como estratégia central. A APS organiza o trabalho da equipe de saúde com base nas necessidades da população e nos determinantes sociais que influenciam a saúde. No caso da Mpox, é essencial que os profissionais identifiquem sintomas, acolham os pacientes e os encaminhem para diagnóstico e tratamento adequados. A equipe deve também cuidar da saúde dos familiares e evitar estigmatizações, promovendo atendimento sensível e inclusivo.
- O trabalho em saúde é complexo e envolve relacionamentos com indivíduos vulneráveis que necessitam de ajuda. Além do conhecimento técnico, é fundamental acolher, escutar e construir saberes que promovam a autonomia do paciente. A educação em saúde tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos, é criticada por Paulo Freire como uma "educação bancária", que reproduz práticas autoritárias e verticalizadas. Essa abordagem ignora o cotidiano das comunidades e desqualifica o saber popular. Como resultado, as orientações dadas muitas vezes não são compreendidas ou aplicáveis na vida diária dos usuários.
- A realização de trabalho educativo em saúde envolve a mediação entre saberes da literatura científica e experiências das classes populares, o que é desafiador. Desde os anos 1970, profissionais e estudantes têm buscado práticas de educação em saúde mais conectadas à realidade dos usuários, fundamentadas na educação popular, inspirada por Paulo Freire. Essa abordagem valoriza o conhecimento prévio do educando e a importância do diálogo na construção compartilhada do saber. O fortalecimento de vínculos entre as pessoas é fundamental para o cuidado em saúde, sendo uma estratégia essencial na organização dos serviços, como na Atenção Primária.