read_more

Mpox: Vigilância, Informação e Educação em Saúde

MÓDULO 2 Encerramento

Chegamos ao final do segundo módulo, quando vimos que:

  • A informação em saúde faz parte do cotidiano de trabalho na APS, atravessando o processo de trabalhos de diferentes profissionais da equipe de saúde da família. Aprendemos sobre alguns conceitos importantes e basilares quando estudamos esse tema, a saber: dado, registro, informação e sistema de informação em saúde.
  • Vimos que não são ideias desconectadas da realidade e possuem relação com o contexto histórico, cultural e político de um país. No caso do Brasil, ressaltamos a importância da informação em saúde para se estruturar um sistema de saúde universal, equitativo e integral. No caso da Mpox, um adoecimento novo, os dados e informações são elementos estratégicos para se guiar a prática profissional e a atuação da gestão em saúde.
  • Discutimos sobre a importância da notificação compulsória como um instrumento de saúde pública que tem como base a notificação de um caso suspeito. Você foi apresentado, de modo geral, ao fluxo de notificação e investigação de doenças, agravos ou eventos de saúde pública. Avançamos na explicação de como ocorre a notificação da Mpox, em especial na APS. Foi apresentada a ficha de notificação e investigação da Mpox com seus diversos campos de informação, como também os principais sistemas de informação em saúde que perpassam o registro desse agravo (e-SUS Sinan; GAL; e PEC/e-SUS APS).
  • Tratamos dos aspectos éticos envolvendo o registro da Mpox com base em conceitos importantes da Arquivologia: documento, arquivo e informação arquivística. Problematizamos a questão dos dados em saúde, em especial quando falamos de dados pessoais sensíveis. Para isso, abordamos algumas legislações pertinentes da área, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada em 2018. Vimos alguns cuidados importantes no tratamento de dados de usuários na APS, em especial no contexto crescente de informatização do SUS e no uso crescente de mídias digitais, oficiais e não oficiais no processo de trabalho de profissionais e gestores em saúde.
  • Abordamos a relevância da atuação dos profissionais de nível médio, não apenas no registro da Mpox, mas também no uso dos dados provenientes desses registros, reforçando a importância da informação em saúde contextualizada.
  • Aproveitamos para sistematizar algumas atribuições relacionadas a esses profissionais no processo de registro da notificação e de uso da informação em saúde. Foram apresentados alguns conceitos epidemiológicos estratégicos para a análise de dados, como a taxa de incidência.

Desejamos a você um bom momento de aprendizagem!