Unidade 2

Do Período Getulista à Ditadura Civil Militar​

Aula 4

Educação médica no Brasil

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Grupos sociais e estudantes se mobilizaram para reivindicar a inclusão de novos temas. Entre eles, estavam: pobreza, acesso universal ao cuidado médico e deterioração da relação médico-paciente.

Regra geral, as iniciativas reformistas deram maior atenção à medicina preventiva, à medicina comunitária, ao modelo de aprendizagem baseado em problemas e capaz de interagir globalmente com o paciente, tendo em conta sua condição social.

Mapa da América Latina

No caso da América Latina, é possível afirmar que os questionamentos ao modelo de ensino biomédico parecem ter sido contemporâneos ao seu longo processo de introdução.

Nesse movimento de crítica, consolidam-se os esforços para o desenvolvimento das disciplinas básicas, para a introdução do ensino das chamadas ciências do comportamento, dos componentes preventivos e psicossociais e para a premência da criação de departamentos de medicina preventiva nas escolas médicas latino-americanas.

Como parte desse movimento, sob os auspícios da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Association of American Medical Colleges (AAMC), da Fundação Kellogg e outras organizações norte-americanas, tem início o processo de criação de associações nacionais de escolas e faculdades de medicina, assim como de uma federação latino-americana, ampliando as bases institucionais desse movimento reformador.

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Logo da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
Logo da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
Fonte: Site institucional da Abem.

A Associação Brasileira de Escolas de Medicina (Abem), criada em 1962, logo estabeleceu-se como um espaço de veiculação de posições acerca da trajetória e desafios da educação médica no país.

Sensível aos debates na saúde internacional, intimamente associada às suas organizações, mas igualmente fruto de um movimento endógeno, a Abem também muito cedo foi reconhecida pelas autoridades governamentais como uma instituição representativa e que foi mobilizada para a discussão e políticas para o setor.

Principalmente durante o governo dos militares, nos anos 1960 e 1970, a expansão do ensino médico no Brasil tornou-se uma questão muito importante para o campo, trazendo tensões e problemas. Compreenderemos melhor essa discussão na próxima unidade, em que abordaremos a saúde durante a ditadura militar brasileira.