Unidade 2

Do Período Getulista à Ditadura Civil Militar​

Aula 4

Introdução

John Edward Salk, médico e cientista norte-americano, aplicando a vacina contra a poliomielite, desenvolvida por ele.
John Edward Salk, médico e cientista norte-americano, aplicando a vacina contra a poliomielite, desenvolvida por ele.
Fonte: Acervo University of California (San Diego) - Mandeville Special Collections Library

Nas aulas anteriores desta unidade, acompanhamos a estruturação da saúde pública durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o surgimento da medicina previdenciária e o estabelecimento do que chamamos de dualidade institucional entre saúde pública e previdência social.

Até aqui, vimos como o cenário das instituições e das políticas de saúde foram constituídas no Brasil, compreendendo-o como parte de um cenário mais amplo de discussões sobre saúde e projetos de nação. Para encerrar a unidade, abordaremos um dos debates mais importantes do setor no período posterior à Segunda Guerra Mundial: a relação entre saúde e desenvolvimento.

Aspecto de uma favela em São Paulo. O impacto das condições na saúde foi uma pauta importante no desenvolvimento do campo da saúde brasileiro.
Aspecto de uma favela em São Paulo. O impacto das condições na saúde foi uma pauta importante no desenvolvimento do campo da saúde brasileiro.
Fonte: Peter Mulligan.

A ideia de que o progresso nacional estaria de alguma forma relacionado aos problemas sanitários que a população enfrentava estava presente desde períodos anteriores de nossa história.

Basta lembrarmos da proposta de saneamento dos sertões na Primeira República, considerada na época a forma de retirar o “país doente” do atraso; ou mesmo da ideia de que um povo saudável possibilitaria criar uma nação harmônica e civilizada, parte do projeto da Era Vargas.

Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP): curso básico de saúde pública.
Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP): curso básico de saúde pública.
Fonte: DAD/COC - FIOCRUZ

Entretanto, nesta aula mostraremos que, após a Segunda Guerra, essa discussão ganhou outros sentidos devido a fatores variados, e reorientou políticas, conceitos e mesmo práticas de saúde no Brasil.

Também nesta aula, exploraremos a organização da saúde para além das instituições e políticas, comentando sobre a emergência de novos problemas sanitários, as doenças crônicas não transmissíveis, as mudanças no ensino médico e a interiorização das faculdades de medicina, e a atuação de agências internacionais de saúde no país.