Unidade 2

Do Período Getulista à Ditadura Civil Militar​

Aula 1

Introdução

Na unidade anterior, vimos como a saúde foi transformada em questão social no Brasil entre o século XIX e as primeiras décadas do século XX, o que levou à criação das primeiras estruturas estatais de saúde pública.

Nesta unidade, acompanharemos como a saúde foi transformada no país desde o primeiro governo de Getúlio Vargas, implantado em 1930, até o golpe que deu início à ditadura militar, em 1964.

Saiba Mais
Vargas desfilando em carro aberto na concentração trabalhista de 1º de maio, no estádio municipal do Pacaembu, 1944.
Fonte: Acervo CPDOC/FGV.

Esse intervalo de três décadas foi marcado por importantes mudanças nos conceitos e práticas da saúde, além da criação de novas estruturas institucionais, como o próprio Ministério da Educação e Saúde Pública (1930). Porém, também mostraremos que questões surgidas durante a Primeira República continuaram presentes nesse período.

Nesta primeira aula, iremos identificar os objetivos e o processo de construção da saúde pública no período denominado de Era Vargas, que compreende desde o golpe de Estado realizado em 1930 até a saída de Getúlio Vargas da presidência, em 1945.

Momento marcado por tensões políticas, pela eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pelo início do desenvolvimento industrial no país, e por disputas entre o governo federal e as antigas oligarquias estaduais, a Era Vargas teve grande importância na história da saúde no Brasil, deixando marcas e traçando caminhos ainda presentes na organização da saúde pública.

Saiba Mais
Propaganda produzida pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) nos anos 1940, destacando a figura paternal de Vargas.
Fonte: Acervo da Fundação Getúlio Vargas.

Para compreender a construção da saúde nesse período, será necessário entender aspectos gerais do governo Vargas, como seu caráter autoritário, seus projetos de nação, a plataforma trabalhista, e as relações políticas e culturais internacionais.

Não menos importante, estaremos atentos a assuntos que moveram o conhecimento médico e as práticas de saúde, principalmente no combate às endemias rurais e às epidemias.