Módulo 4 | Aula 2 Povos Indígenas
Cuidado em saúde: “Índios não sabem nada”
Como qualquer sociedade com a sua cultura no mundo, os povos indígenas são profundos conhecedores de suas realidades, mas deparam-se com a desvalorização sistemática de seus conhecimentos que são tidos como pré-lógicos e inferiores. No entanto, eles observam as suas realidades e produzem conhecimentos sobre elas, elaborando complexos sistemas de classificações e de narrativas. Além disso, foram responsáveis pela identificação de ervas e plantas com propriedades de cura, comestíveis, tóxicas etc.
A Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) resolve que a formulação de políticas de saúde voltadas para esses povos esteja pautada na valorização e respeito pelas suas culturas, métodos de prevenção, práticas curativas e medicamentos tradicionais.
Este continua sendo um dos grandes desafios para o atendimento adequado aos povos indígenas, uma vez que, além da barreira linguística, eles têm suas concepções e saberes próprios silenciados. Não raro, são submetidos a procedimentos médicos sem esclarecimento e consentimento prévio, o que é percebido como uma violência.
Essas experiências negativas afetam a relação que estabelecem com o sistema biomédico, deixando-os inseguros quanto às ações de saúde e motivando recusas à hospitalização, até mesmo diante de problemas extremos. Veja a situação a seguir:
Muitos povos indígenas, há muitos séculos vêm desenvolvendo formas de cuidado para se recuperar de uma picada de cobra, baseados em técnicas como o uso do cigarro e de remédios caseiros da medicina tradicional. Quando o indígena é internado no hospital, pode ter muito medo do risco de morrer ou perder a perna, pois a comida oferecida e a falta de uso de cigarro e remédios caseiros no hospital geram riscos à sua saúde, pois são essenciais no cuidado em situações de picada de cobra. Não permitir esses cuidados coletivos é uma das piores violações contra o corpo indígena.
Para conhecer mais o pluralismo médico dos povos indígenas e a luta pela criação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena veja esta aula sobre Povos Indígenas no Brasil – Organização do subsistema de atenção à Saúde Indígena.