Módulo 4 | Aula 1 População Negra

Tópico 5

Informação, educação e comunicação em saúde

O acesso à informação, educação e comunicação em saúde é fundamental para o reconhecimento de práticas baseadas em estigmas e discriminações que se sustentam no racismo e opressões correlatas. A informação pode contribuir para o giro na chave de leitura e interpretação das práticas que reproduzem até hoje as lógicas coloniais e para fomentar práticas antirracistas em todas as etapas do cuidado com as pessoas, desde a tomada de decisão, até a atenção direta com as usuárias e os usuários. É importante que você possa reconhecer as situações discriminatórias para reconstruir práticas baseadas na humanidade.

Para que você possa agregar mais conhecimento sobre os temas abordado nesta aula, sugerimos que você assista ao vídeo a seguir.

Para assistir...

Confira o vídeo Gênero, raça e saúde

Sinopse: Gênero e raça são fatores estruturantes de iniquidades. A população negra enfrenta as piores condições de vida no Brasil: tem menor acesso a serviços, políticas e recursos. Consequentemente, tem os piores indicadores socioeconômicos, incluindo os relacionados à saúde.

O racismo ainda é uma barreira para o acesso aos serviços públicos de saúde oferecidos à população - e atinge principalmente as mulheres negras. Assista ao vídeo e entenda melhor o que podemos fazer para mudar essa realidade.

Vídeo 1 - Rainforests 101 | National Geographic

Fonte: youtube.com