Módulo 4 | Aula 1 População Negra

Introdução

O racismo, junto com outros sistemas discriminatórios, opressão de classe e patriarcalismo por exemplo, criam desigualdades básicas que estruturam as posições relativas de gênero, classes, raças/etnias, orientação sexual dentre outras.

A interação entre o racismo e estes eixos de subordinação faz com que, frequentemente, determinados grupos sejam privados do acesso a lugares de cidadania, que muitas vezes deveriam ser garantidos pelo Estado. Essa é a perspectiva das múltiplas barreiras, que atingem principalmente as mulheres negras e em situação de pobreza e outros grupos também subalternizados.

Logo, a sinergia entre as vulnerabilidades pode fazer com que a cor da pele aumente a discriminação e a dificuldade de acesso à saúde das pessoas acometidas por outros agravos em saúde que já são estigmatizados. É sobre essa temática que discutiremos ao longo desta aula.

EInfográfico representando uma espiral de condições de vulnerabilidade: população negra; discriminação e racismo; pobreza; gênero e orientação sexual; iniquidade de acesso a serviços.