read_more

Módulo 3 | Unidade 1 O papel das conferências e suas repercussões no processo delibertivo

Tópico 1

Início da unidade

Como vimos até esse ponto do curso, as conferências de saúde configuram-se como espaço estratégico para exercermos, enquanto representantes da sociedade, o protagonismo no processo de formulação da política pública de saúde.

Isso quer dizer que somos nós, nos espaços deliberativos das conferências de saúde, que temos o papel de debater sobre a situação de saúde atual, definir a situação de saúde almejada e propor os direcionamentos e ações que nos levarão ao alcance dos propósitos traçados nesses espaços.

Pessoas conselheiras de saúde e apoiadoras técnicas têm um papel adicional muito relevante nesse processo, que é o de apoiar o monitoramento das deliberações das conferências e a acomodação do consolidado de tudo que foi discutido nas diferentes etapas nos instrumentos de planejamento do SUS, que expressam as políticas de saúde.

Na abordagem ao tema, partiremos do mapeamento das deliberações das conferências de saúde como base para o planejamento em saúde e do processo de articulação entre a diversidade de atores sociais envolvidos.