Módulo 1 | Aula 1 Introdução e conceitos básicos
Definindo Pesquisa Clínica
É considerado como Pesquisa Clínica todo estudo que envolve seres humanos. Nela, são realizadas abordagens diretas ou indiretas aos participantes. Veja a diferença entre os tipos de abordagem:
Quando há alguma intervenção no participante de pesquisa.
Quando é usada uma amostra biológica ou dados pessoais coletados em momento anterior à pesquisa.
E se o objetivo deste estudo for avaliar efeitos clínicos e/ou farmacológicos de um medicamento, você sabe como ele é chamado?
Isso mesmo!
Quando o objetivo do estudo é avaliar efeitos clínicos e/ou farmacológicos de um medicamento, ele passa a ser considerado um Ensaio Clínico.
Atualmente, essa definição se estendeu para incluir as terapias biológicas, os dispositivos médicos, os procedimentos cirúrgicos, as vacinas, bem como as intervenções nutricionais, cognitivas, comportamentais, psicológicas e de saúde pública.
Na verdade, um estudo clínico é aquele que envolve pesquisas com seres humanos (também chamados de participantes), contudo pode ser classificado em dois tipos principais: o ensaio clínico, quando o objetivo do estudo é avaliar efeitos clínicos e/ou farmacológicos de um medicamento e o estudo observacional, quando não há uma intervenção ativa do pesquisador sobre as variáveis da pesquisa.
Lembre-se! Todo Ensaio Clínico é um Estudo Clínico, mas nem todo Estudo Clínico é um Ensaio Clínico.