Módulo 4 | Aula 2 As mídias e a tecnologia de informação em saúde

Tópico 5

Considerações finais

Chegamos ao final da segunda aula deste módulo. Nela, você aprendeu que:

  • A internet e as diversas tecnologias que vieram em seguida impactaram de maneira significativa a forma como nos relacionamos com nossa própria saúde e com a saúde dos outros.
  • Novos formatos de Saúde Digital surgem constantemente, apoiados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essas ferramentas digitais têm grande potencial para melhorar o acesso, a qualidade e a segurança da atenção em saúde e para promover o autocuidado, mas isso depende do uso que se faz delas.
  • As ferramentas digitais ampliaram o acesso de todas as pessoas a uma grande quantidade de informações sobre saúde - nem sempre corretas e confiáveis. Por isso, possuir bons níveis de literacia midiática (ou seja, compreender o funcionamento das diferentes mídias e saber lidar adequadamente com as informações que circulam nelas) é importante para diferenciar informação de qualidade da desinformação, a fim de garantir a adoção de comportamentos mais saudáveis.
  • Nesse cenário, o papel dos profissionais de saúde fica mais complexo. É cada vez mais importante que estes repensem a abordagem comunicacional e atuem como promotores da LS junto aos usuários, alertando-os para refletirem criticamente sobre as mensagens midiáticas e instruindo-os sobre a utilização responsável das tecnologias digitais.