Módulo 4 | Aula 2 As mídias e a tecnologia de informação em saúde
Introdução
Nesta aula, vamos apresentar algumas mídias e tecnologias que já são utilizadas na comunicação na área da saúde e como cada uma revolucionou a promoção de saúde. Você será apresentado ao conceito de Saúde Digital, que utiliza as tecnologias para melhorar o acesso, a qualidade e a segurança da atenção em saúde em níveis local, regional e mundial. Irá analisar o cenário pós-pandemia e entender como a crise acelerou a transformação digital nos serviços de saúde.
Objetivos
Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:
- Compreender o conceito e o papel das mídias, da Internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em saúde no contexto da LS e do autocuidado em saúde.
- Analisar o impacto das mídias e das TICs em saúde na rotina dos profissionais da APS atualmente, avaliando potencialidades e vulnerabilidades do uso das ferramentas digitais na promoção da saúde.
- Identificar estratégias de atuação do profissional de saúde junto ao usuário, no cenário de Saúde Digital.
Ouça abaixo o audio selecionado:
Olá, tudo bem?
Nesta aula, vamos debater alguns assuntos que são superimportantes na rotina de todo profissional da saúde.
Você já parou pra pensar como as diferentes mídias podem impactar a relação que as pessoas têm com a própria saúde? Ou, como as tecnologias digitais, cada vez mais presentes na nossa vida, modificaram a atuação dos profissionais da saúde?
É verdade, elas impactam as relações entre profissionais e pacientes. Veja só! A internet revolucionou nossa sociedade e cultura. É cada vez mais comum o uso da internet para buscar temas sobre saúde e isso influencia diretamente as práticas de cuidado e de autocuidado com a saúde.
É muito comum receber usuários que se automedicam por influência de mídias e esse se tornou um grande desafio: diferenciar informação confiável de desinformação, as chamadas fake news.
Mas as novas tecnologias não são necessariamente inimigas de uma boa saúde. Pelo contrário, podem ser grandes aliadas do autocuidado, a depender da forma como se percebe e se utiliza essas ferramentas.
A “saúde digital” abrange desde as teleconsultas, prontuários eletrônicos, sites e perfis sobre saúde nas redes sociais, até os dispositivos vestíveis que monitoram as funções vitais das pessoas - como as smartbands, ou pulseiras inteligentes.
Conheça essas e outras ferramentas digitais utilizadas na promoção da saúde.
Siga em frente e bons estudos!