Curso 1

Vacinação Covid‑19:
Protocolos e Procedimentos Técnicos

Módulo 4

Tópico 1

Organização dos serviços de saúde em Instituições de Longa Permanências de Idosos

De acordo com o relatório produzido pelo PROCC/ Fiocruz, citado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid‑19 (2021), os idosos constituem o grupo de maior risco para hospitalização e óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) por Covid‑19, o que pode ser 2 vezes maior quando comparado à totalidade de casos, com aumento gradual quanto maior a faixa etária, podendo chegar a 8,5 vezes para hospitalização e 18,3 vezes para óbito em idosos acima de 90 anos.

Algumas comorbidades quando associadas a idade também aumentam o risco para hospitalizações, como diabetes mellitus, doença renal crônica, pneumopatias crônicas e outras doenças respiratórias, e hipertensão arterial resistente.

Considerando-se o contexto de institucionalização das ILPI, destaca-se a elevada vulnerabilidade social de todos os envolvidos nesse cenário, como idosos e profissionais, uma vez que ambientes fechados podem ser propícios a ocorrência de surtos de Covid‑19 entre outras doenças infectocontagiosas, dada a dificuldade de adoção das medias de isolamento e prevenção em algumas instituições.

Neste sentido, a vacinação para Covid‑19 da pessoa idosa e dos profissionais atuantes nas ILPI deve ser considerada prioritária nos sistemas de saúde, independente da natureza, seja pública, filantrópica ou privada.

Planejamento da Campanha de Vacinação

Considerando a disponibilidade de doses limitadas ao Ministério da Saúde, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações reorganizou, de forma escalonada, o cronograma vacinal dos grupos prioritários. O escalonamento tem o objetivo de reduzir a morbimortalidade, com base nos fatores de risco associado ao agravamento e óbito, e maior exposição e necessidade de manutenção dos serviços essenciais. Os residentes em Instituições de Longa Permanência fazem parte do grupo prioritário dessa vacinação.

Orientações para vacinação para Covid‑19 nas ILPI

A vacinação para Covid‑19 nas ILPI deverá seguir as regulamentações do Programa Nacional de Imunização (PNI) e do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid‑19. Dessa forma, algumas orientações são prioritárias considerando-se a vacinação em geral para idosos e profissionais atuantes na ILPI, conforme destaca a Nota Técnica nº 5 GVIMS/GGTES/ANVISA:

  • Certificar-se de que os residentes estejam com todas as vacinas em dia, principalmente as relacionadas às doenças respiratórias infecciosas, conforme calendário de vacinação do idoso, definido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Todos os residentes devem estar com o Cartão de Vacinação para o Idoso atualizado;
  • Nos casos de necessidade de atualização do cartão de vacinação, verificar junto à Secretaria de Saúde local a possibilidade da vacinação ser realizada dentro da instituição, para evitar o deslocamento dos idosos; .
  • Certificar-se de que os profissionais e cuidadores que atuam na ILPI estejam com o cartão de vacinação atualizado, incluindo a vacinação contra influenza, conforme previsto no Programa Nacional de Imunização (PNI).