Curso 1

Vacinação Covid‑19:
Protocolos e Procedimentos Técnicos

Módulo 2

Tópico 1

Inovação para a vacina

O impacto humanitário e econômico da pandemia de Covid‑19 está impulsionando a avaliação das plataformas inovadoras, ou seja, de tecnologia de próxima geração, por meio de novos paradigmas para acelerar o desenvolvimento.

O desenvolvimento tecnológico de vacinas é usualmente demorado, e a maioria dos candidatos a uma vacina falhará durante o denominado “vale da morte”, entre os estudos pré-clínicos e os estudos clínicos de fase 2, sendo que a maioria dos estudos falhará nas fases pré-clínicas em animais. Acredita-se que de cada 250 projetos apenas 1 chegará a um registro. O desenvolvimento de uma vacina para Covid‑19 não pode seguir a rota de desenvolvimento tradicional, pois deveria ser desenvolvida em curto prazo, de forma a frear a pandemia. Para isso, foram mobilizados os conhecimentos acumulados na produção de imunobiológicos, relatados no Módulo 1.

Assim, uma característica marcante do cenário de desenvolvimento de vacinas para Covid‑19 é a variedade de plataformas tecnológicas que estão sendo avaliadas, incluindo ácido nucleico (DNA e RNA), VLP (virus like particle), peptídeo, vetor viral (replicante e não replicante), proteína recombinante, abordagens de vírus vivo atenuado e vírus inativado. Muitas dessas plataformas não chegaram ainda ao licenciamento e comercialização de vacinas, mas a experiência em áreas como oncologia estimula os desenvolvedores a explorar as oportunidades que as abordagens de próxima geração oferecem, para maior velocidade de desenvolvimento e produção.


Entenda as principais plataformas de desenvolvimento de vacinas e as instituições em estágio mais avançado de desenvolvimento

Com tantas plataformas vacinais sendo exploradas para a produção de uma vacina para Covid‑19, espera-se uma vacina eficaz, que induza a produção de anticorpos neutralizantes e que também seja capaz de gerar respostas potentes de células T.

No entanto, além de seu poder imunogênico, outras características são importantes na avaliação de uma vacina, como por exemplo, sua velocidade e flexibilização de produção, segurança, reatogenicidade, duração da imunidade, escala, custo de produção, estabilidade e requisitos da cadeia de frio.

O que acontece no seu corpo após a vacina contra Covid‑19?

Veja a explicação: