Módulo 3 | Aula 3 Os Conselhos de Saúde

Tópico 4

Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde

Como vimos, todos os municípios e estados devem ter seus conselhos de saúde.

Ministra da saúde empossa novos coordenadores do forum de presidentes dos conselhos distritais de saúde indígena/ms Sesai e Condisi/
Foto: Luis Oliveira/MS

A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) coloca que estes conselhos devem ter representações indígenas dentre os seus usuários e criar comissões ou câmaras técnicas para discutir a condução da política de saúde para os povos originários.

format_quote

“Como forma de promover a articulação da população indígena com a população regional na solução de problemas de saúde pública, deve ser favorecida a participação de seus representantes nos Conselhos Municipais de Saúde.

Deve ser ainda estimulada a criação de Comissões Temáticas ou Câmaras Técnicas, de caráter consultivo, junto aos Conselhos Estaduais de Saúde, com a finalidade de discutir formas de atuação na condução da .”

(PNASPI, 2002, p. 21).

A representação indígena nos conselhos municipais e estaduais, não ocorre como a Lei 9.836/1999 e a PNASPI estabelecem. O cenário nacional é muito diferente em relação a esta participação.

Alguns fatores que dificultam a presença indígena nestes espaços podem ser apontados, como:

  • dificuldade em garantir que os regimentos internos desses conselhos estaduais e municipais tenham, dentre o segmento dos usuários, vagas para representação indígena;
  • a falta de consenso, entre o Conselho de Saúde e o DSEI, sobre a responsabilidade por garantir o deslocamento dos conselheiros indígenas de suas residências até o local da reunião, normalmente nos centros da cidade;
  • as discussões nos conselhos municipais e estaduais são mais gerais e tem pouco espaço para as pautas dos indígenas e seus modos de participação.

A Resolução 453 de 10 de maio de 2012 no inciso V diz que - as reuniões plenárias dos Conselhos de Saúde são abertas ao público e deverão acontecer em espaços e horários que possibilitem a participação da sociedade”.

Os Regimentos Internos normalmente estabelecem que as pessoas que não são membros dos conselhos não podem trazer falas na reunião, a não ser quando aprovado pela plenária, e também não podem votar. Mas o direito de estar presente, ouvir o debate e se articular com os conselheiros, está garantido.

Para refletir...

Você conhece alguém que participe do Conselho de Saúde do seu município e do seu estado? Sabe como são as discussões da situação de saúde das comunidades indígenas nestes espaços?

Saiba mais...

Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde

Para conhecer mais sobre os conselhos de saúde do seu município e do seu estado, você pode acessar suas páginas na internet.

Em alguns estados e municípios as reuniões desses conselhos são transmitidas por canais da internet, como por exemplo no estado de São Paulo, e podem ser assistidas depois. Confira alguns exemplos no canal do youtube do Conselho Estadual de saúde de São Paulo.