Módulo 2 | Aula 4
Indicadores de Saúde
Sistemas de indicadores
Os sistemas de indicadores são criados para integrar e analisar diversas temáticas através de painéis com múltiplos indicadores. Eles visam refletir a complexidade de fenômenos sociais e não se limitam a um único indicador ou medida.
Os conjuntos de indicadores devem ser consistentes e coerentes entre si. caso o sistema se proponha a comparar indicadores ou diferentes desagregações geográficas, devem ser realizados procedimentos para padronização ou ajuste dos cálculos. A periodicidade das fontes de dados e a acessibilidade pública também são fatores importantes para garantir a atualização regular e confiabilidade do sistema.
Um sistema de indicadores deve incluir o monitoramento da qualidade dos indicadores, revisão periódica da consistência da série histórica e disseminação oportuna e regular da informação.
Conheça a seguir alguns exemplos de sistemas de indicadores desenvolvidos pelo Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (LIS/Icict/Fiocruz):
- Projeto PROADESS: O Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde visa monitorar e avaliar o desempenho do SUS, oferecendo subsídios para o planejamento de políticas e ações de saúde. O sistema disponibiliza indicadores e mapas temáticos para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões de Saúde e municípios.
- Observatório de Clima e Saúde: Este observatório reúne dados e estudos sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde da população brasileira. Ele visa apoiar políticas públicas na área de clima-saúde e integra especialistas e gestores para definir indicadores.
- SISAP-Idoso: O SISAP-Idoso é uma plataforma que oferece indicadores de saúde sobre a população idosa, permitindo aos gestores do SUS monitorar e avaliar políticas voltadas a esse público. Ele facilita o acompanhamento contínuo da saúde dos idosos em níveis federal, estadual e municipal.