Módulo 1

Introdução​

Aula 2

Introdução

O mundo vem sofrendo transformações que impactam na saúde pública dos países, e refletem no cotidiano das pessoas e na economia mundial. Houve muitos avanços na prevenção e controle de diversas doenças infecciosas e transmissíveis, inclusive algumas foram erradicadas, como a poliomielite. Por outro lado, cada vez mais estão sendo registradas epidemias de doenças antigas como: cólera, febre amarela e dengue. E novas doenças como Aids, febre hemorrágica pelo vírus ebola, hantavirose, febre do Nilo ocidental, síndrome respiratória aguda grave, influenza aviária, COVID-19 passaram a afetar grandes contingentes populacionais ou vêm apresentando risco de disseminação (Carmo et al, 2008).

Neste sentido, Carmo et al (2008) afirmam que o padrão de ocorrência das doenças infecciosas ou a dinâmica de transmissão dos seus agentes tem sofrido modificações e estimulado uma intensa reflexão sobre os fatores de risco envolvidos nesse processo. Os sinais dessas mudanças são evidenciados por meio de situações diversas, como:

Atualmente o cenário é caracterizado pela ocorrência de múltipla carga de doenças e agravos (transmissíveis/ infecciosas, não transmissíveis, violência, transtornos mentais), com a coexistência de outros diversos grupos de doenças, que se manifestam de acordo com as condições específicas de vida dos indivíduos e populações (Carmo et al, 2008; Carmo, 2020).

Isto porque as desigualdades determinam ou condicionam a produção e disseminação das doenças em níveis elevados, as alterações nos padrões de transmissão e de circulação de pessoas, bens e mercadorias, favorecendo o aumento da velocidade da disseminação das doenças infecciosas, propiciando as condições para o surgimento de epidemias de novas doenças, como a COVID-19, assim como o recrudescimento de antigas doenças (Carmo, 2020).

Sendo assim, o objetivo dessa aula é apresentar alguns conceitos e terminologias fundamentais para que você possa compreender as Emergências em Saúde Pública.

Neste sentido, é importante ter uma descrição e compreensão comum dos conceitos e terminologias de Emergências em Saúde Pública, como os eventos, fenômenos e processos envolvidos, independente do contexto e do território, para que o entendimento seja adequado e, consequentemente, para que sejam adotadas ações e medidas eficazes e imediatas de saúde pública.