Módulo 1

Introdução

Aula 1

Marcos da gestão de riscos das emergências em saúde pública

1989

Década Internacional para a Redução de Risco de Desastres- RRD (ONU, 1989)

1992

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU, 1992)

1999

Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (UNISDR, 1999)

2002

Funções Essenciais da Saúde Pública (OPS, 2002)

2005

- Redução do Impacto das Emergências e Desastres em Saúde...

Ler mais

2014

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, 2014)

2015

- Marco de Sendai para RRD – 2015-2030 (ONU, 2015)...

Ler mais

2016

Princípios de Bangkok (UNISDR, 2016)

Além da preparação dos países para enfrentamento das emergências, novas abordagens são necessárias para ampliar a capacidade de análise e de intervenção, agregando disciplinas, saberes e tecnologias apropriadas para cada situação específica.

Como exemplo, frequentemente têm sido detectados problemas relacionados à resistência aos antimicrobianos, os quais envolvem fatores tão diversos como mecanismos de adaptação dos patógenos, insuficiente produção de novas fórmulas, uso intensivo de agrotóxicos, consumo expressivo de alimentos de origem animal. A abordagem que tem sido cada vez mais utilizada para entendimento e enfrentamento de eventos desta natureza - Health/Uma saúde – tende a ser mais exitosa do que visões compartimentadas, algumas vezes em disputa e estimuladas por interesses econômicos, até então adotadas (McEwen & Collignon, 2018).

Para Refletir

Essas estratégias ainda necessitam de aperfeiçoamento devido à complexidade crescente das emergências recentes e de situações inusitadas que surgirão nas próximas décadas, muitas delas relacionadas às mudanças climáticas e desigualdades sociais.

O aprofundamento sobre a origem, evolução e impacto da pandemia da COVID-19 é vital para o seu efetivo controle, e fundamental para nos preparamos melhor para outras emergências que certamente iremos enfrentar.