Módulo 1

Introdução

Aula 1

Contexto global das emergências em saúde pública

Neste século, estamos vivenciando muitos eventos que afetam a saúde da população mundial. Esses eventos estão cada vez mais frequentes, complexos e com maior impacto populacional. Vários fatores contribuem para a ocorrência desses eventos, dentre eles podemos destacar:

“A manutenção e o aprofundamento das desigualdades sociais e de iniquidade de acesso aos serviços e tecnologias de saúde, as alterações nos padrões de transmissão e de circulação de pessoas, bens e mercadorias favorecem o aumento na velocidade da disseminação e propagação de doenças, propiciam as condições para o surgimento de epidemias, de novas doenças, assim como o recrudescimento de antigas doenças. Esses mesmos fatores contribuem para que as epidemias, pandemias e outras emergências de saúde pública incidam e tenham maior impacto nos grupos populacionais mais vulneráveis, que vivem em situações socialmente desfavoráveis.”

(Carmo, 2020; Barreto, 2017; Buss & Pellegrini Filho, 2007.)

A forma como o homem se relaciona com a natureza é determinada pelos processos de produção, consumo, ocupação do espaço e manejo da terra está gerando cada vez mais a degradação ambiental e tem intensificado os efeitos das mudanças climáticas globais. Como consequência, esses processos têm contribuído também para as mudanças nos padrões de transmissão de doenças, amplificando o risco de ocorrência de desastres e potencializando seus efeitos sobre a saúde das populações.

Por outro lado, a ocorrência de crises econômicas sucessivas, e seus efeitos que pioram as condições de vida das populações mais vulneráveis, tornam essas pessoas mais expostas às epidemias e desastres, diminui a capacidade de resposta dos serviços de saúde às emergências e aos desastres, em especial pela redução de recursos que seriam destinados para os setores envolvidos na resposta.

Por fim, as emergências de grandes dimensões podem gerar a disrupção na sociedade, assim como está sendo observado na pandemia da COVID-19, seja pela desestruturação gerada nos serviços prestados à população, incluindo os serviços de saúde, ou pelas mudanças nos hábitos de vida, alguns deles relacionados às limitações de direitos e liberdades individuais.

A seguir vamos apresentar algumas emergências em saúde pública, evidenciando o elevado impacto na população e alguns ensinamentos sobre a preparação e resposta a esses eventos.

Relembre o que viu neste tópico

  • Cenário epidemiológico complexo - múltipla carga de doenças;
  • Persistência de doenças transmissíveis e ocorrência de sucessivas epidemias – desigualdades em saúde;
  • Aumento na frequência e intensidade de desastres (degradação ambiental e mudanças climáticas);
  • Impacto das crises econômicas diminui a capacidade de resposta às emergências e aos desastres;
  • Emergências de grandes dimensões podem gerar disrupção na sociedade e nos serviços (incluindo saúde).