Módulo 3 | Aula 2 Animais usados na pesquisa científica
Antes de falar sobre a ética no uso de animais de experimentação, vamos defini-los. Segundo a Lei Arouca, lei brasileira que regulamenta o uso de animais em pesquisas científicas, estes são pertencentes ao filo Chordata, subfilo Vertebrata, usados em atividades da pesquisa básica, pesquisa translacional, ciência aplicada, desenvolvimento tecnológico, produção e controle da qualidade de substâncias, medicamentos, alimentos, imunobiológicos etc. Ou seja, animais usados em pesquisas científicas conduzidas com grande rigor metodológico, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida humana e animal.
Como o compromisso com a transparência e com o cuidado no uso de animais na pesquisa científica, algumas organizações reportam anualmente o uso de animais em seus países. Em 2022, o Conselho Canadense de Cuidado Animal (Canadian Council on Animal Care – CCAC) divulgou os animais mais utilizados na pesquisa no Canadá.
A organização sem fins lucrativos Understanding Animal Research disponibiliza informações sobre porque os animais são usados em pesquisas e incentiva uso humanitário de animais em pesquisas médicas, veterinárias, científicas e ambientais no Reino Unido. Em 2022, essa mesma organização relatou que os animais mais utilizados em pesquisa no Reino Unido foram camundongos, peixes e ratos.