read_more
Campus Virtual Fiocruz

Ética e Integridade na Pesquisa

Módulo 1 Encerramento

Agora é com você!

Exercício 1

1 – Sobre a má conduta em pesquisa, que inclui práticas como fabricação, falsificação e plágio, assinale a alternativa correta em relação às suas consequências: :

  • a) A má conduta em pesquisa não pode impactar a integridade do conhecimento científico, tampouco a confiança pública na ciência.

  • b) A má conduta em pesquisa pode comprometer a integridade da literatura científica, resultar em retratação de artigos e levar ao gasto indevido de financiamento público.

  • c) As consequências da má conduta em pesquisa são limitadas ao ambiente acadêmico e não afetam a sociedade em geral.

  • d) Práticas questionáveis em pesquisa são aceitáveis, desde que não afetem diretamente os resultados finais.

Resumo do módulo

Abordamos neste módulo os princípios fundamentais da integridade em pesquisa, delineando a diferença primordial entre conduta responsável, práticas questionáveis e má conduta em pesquisa. Foi destacada a importância dos guias e documentos que orientam pesquisadores, com ênfase no "Guia de Integridade e Pesquisa da Fiocruz". Além disso, o módulo de estudo ressaltou a necessidade de reconhecer conflitos de interesses, ressaltando a importância da transparência ao declará-los. O ambiente de pesquisa é destacado como um elemento fundamental, que enfoca a conduta responsável tanto de orientadores quando de alunos para promover uma cultura ética e assegurar a integridade em todas as fases da pesquisa. A complexidade da ética na pesquisa enfatiza a necessidade de adesão a boas práticas para garantir credibilidade e confiança nos avanços científicos.

O que vem por aí

No próximo módulo, será abordada a relação entre ética e pesquisa, com foco em pesquisa envolvendo seres humanos. Será destacada a complexidade ética inerente a essas práticas, no que tange ao avanço científico e a preservação do bem-estar e integridade dos elementos envolvidos. Serão apresentadas as normas e diretrizes estabelecidas para assegurar a conduta ética em pesquisas, os desafios morais existentes e a necessidade de uma ponderação cuidadosa diante do progresso da ciência e o respeito aos princípios éticos.