Módulo 1 | Aula 4 Avaliação e cultura de pesquisa
As práticas de avaliação da pesquisa têm favorecido a publicação de artigos, priorizando a quantidade sobre a qualidade. É dever dos pesquisadores e da comunidade científica contribuírem para melhorar a cultura de pesquisa com criatividade, imparcialidade e transparência. Diversas iniciativas têm fomentado mudanças no sistema de pesquisa, incluindo a Declaração de São Francisco sobre avaliação da Pesquisa (DORA) e os Princípios de Hong Kong, que propõem mudanças na avaliação da pesquisa valorizando sua qualidade e a dos pesquisadores.
Espera-se que tais mudanças contribuam para melhorias na “Cultura de Pesquisa” que segundo a Royal Society:
"(...) compreende comportamentos, valores, expectativas, atitudes e normas da comunidade de pesquisa. Ela influencia as trajetórias de carreira dos pesquisadores, determina a forma como a pesquisa é conduzida e comunicada, e impacta em diversas áreas do sistema de pesquisa"
The Royal Society
Um estudo feito pela Welcome Trust, com pesquisadores de diversos países em 2020, mostrou que as palavras que eles usariam para descrever uma Cultura de Pesquisa “ideal” incluíam termos positivos como solidária, colaborativa, aberta, criativa, inclusiva, justa. Quando esses pesquisadores descreveram suas experiências nas Culturas de Pesquisa, algumas palavras se repetiram, mas termos duros se sobressaíram, como competitivas, inseguras, elitistas, opressoras e baseadas em métricas. Os resultados desse estudo retratam de forma impactante como a pressão por produtividade e ambientes de pesquisa “não saudáveis” afetam os pesquisadores, alertando para a necessidade de mudanças. Cultura de pesquisa e ambientes de pesquisa saudáveis são fundamentais para pesquisas confiáveis, para uma boa ciência e para o bem-estar de pesquisadores e alunos. Vale refletir sobre como os atuais sistemas de avaliação da pesquisa devem ser reconsiderados por todas as partes: financiadores, instituições de pesquisa/universidades e pesquisadores. Todos devem fazer sua parte para melhorar a cultura de pesquisa.
Ouça o áudio-resumo referente a um vídeo publicado em 2018 pela Royal Society, uma das maiores sociedades científicas do mundo.