Módulo 5 | Aula 3 Práticas estigmatizantes e discriminatórias dirigidas às/aos usuárias/os dos serviços de saúde

Tópico 5

Fim da aula

Nesta aula, você foi convidado(a) a pensar sobre a produção social do estigma e da discriminação no contexto dos serviços de saúde. Você também pôde conhecer um conjunto de estratégias para enfrentamento do estigma, associadas às dimensões individuais, socioculturais e estruturais de vulnerabilidade à saúde, em geral e em relação a certos agravos, como IST/Aids e tuberculose.

Do ponto de vista individual as estratégias de combate ao estigma podem ser abordadas por meio de processos de reflexão, grupos terapêuticos e respostas comunitárias, iniciativas de acolhimento e sociabilidade, em âmbitos públicos ou privados.

Do ponto de vista social e programático, as intervenções precisam considerar investimentos governamentais e comunitários, visando a produção de um cuidado humanizado e inclusivo, o fomento da atuação político-institucional contra o estigma, a criação e execução de projetos de lei, entre outros. Além disso, é importante o desevolvimento de estudos em diferentes áreas e abordagens do tema do estigma e da discriminação em livros de literatura, novela e cinema.

Ao enfatizar os contextos socio-históricos em que o estigma é reproduzido e as diferentes formas de enfrentamento poderemos desconstruir paulatinamente o que parece tão natural, pessoal e individual.

Continue se empenhando nos seus estudos, siga para a próxima aula!