Módulo 3 | Aula 3 Pessoas que usam álcool e outras drogas

Introdução

Substâncias psicoativas são aquelas capazes de afetar o funcionamento do Sistema Nervoso Central e algumas das suas dimensões, em separado ou de forma conjunta, como: humor, atenção, pensamentos, sensações, comportamentos etc.

 Ilustração colorida  de várias faces do mesmo homem formando duas linhas com três reações  diferentes. Cada rosto mostra uma expressão emocional como indiferença, medo, felicidade, raiva, preocupação e tristeza.

Droga é um termo utilizado para se referir a algumas substâncias psicoativas e em geral associado à ilegalidade ou não das mesmas. O caráter lícito ou ilícito de uma dada substância varia em função da geografia, sociedade, cultura e período histórico. Por exemplo, o álcool, uma substância de uso lícito no Ocidente, é considerado uma substância ilícita em diversas sociedades islâmicas que adotam a sharia, e seu consumo uma “abominação”, sendo seus eventuais consumidores passíveis de receber castigos corporais e mesmo a morte.

Saiba mais...

No contexto dos EUA, onde as legislações infraconstitucionais são sempre de competência dos órgãos legislativos e da Justiça de cada um dos estados que compõe a federação (os Estados Unidos da América), a legislação acerca da cannabis e derivados vem sendo alterada de forma tão inteira e diversa, que, mesmo para o especialista, é difícil estar atualizado acerca de um quadro que lembra um mosaico.