Módulo 4 Conceito de Saúde Única

Aula 1

Conceito de Saúde Única, Uma Só Saúde, ou “One Health”


Chegamos ao nosso último módulo, e com ele, à consolidação de uma jornada que nos levou da biologia do parasito até os impactos sociais e ambientais da leishmaniose. Agora, é hora de integrar todo esse conhecimento sob uma perspectiva estratégica e sistêmica. Discutiremos ações de diagnóstico e tratamento com base nas diretrizes nacionais, e aprofundaremos o conceito de Saúde Única — uma abordagem que reconhece que a saúde humana, animal e ambiental estão profundamente interconectadas. Este módulo é um convite à ação, à reflexão crítica e à construção de soluções mais justas, eficazes e sustentáveis.


A compreensão das leishmanioses exige uma abordagem integrada entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente — conceito que chamamos de Saúde Única. Nesta aula, exploramos como essa perspectiva amplia a eficácia das estratégias de controle, ao reconhecer a interdependência entre os seres vivos e os ecossistemas. Vamos discutir a origem do conceito, suas aplicações práticas e como ele se torna essencial para o enfrentamento de zoonoses complexas como as leishmanioses, especialmente em contextos de urbanização e mudanças ambientais.


Pense sobre...

Você já ouviu falar em Saúde Única, Uma Só Saúde ou “One Health”?

Imagem em formato de triângulo dividido em três partes, representando o conceito de Saúde Única ou Uma Só Saúde. No topo do triângulo há a foto de um cachorro preto com coleira, simbolizando os animais domésticos. No canto inferior esquerdo, há uma montagem com imagens de parasitas vistos ao microscópio e um grupo de pessoas em área rural, representando os agentes etiológicos e a comunidade humana. No canto inferior direito, há a foto de um mosquito vetor sobre uma superfície branca, simbolizando o vetor da doença. O conjunto destaca a interação entre humanos, animais e o ambiente no contexto da Saúde Única.​
Figura 33. Saúde Única ou Uma só Saúde e seus múltiplos personagens. Fonte:os autores