Possibilita destacar a importância das especificidades culturais e sociais;
Módulo 4 | Aula 3 A Literacia Digital em Saúde como Competência para promover Saúde na APS
Estratégias de ação para aumentar os níveis de LS por meio da Literacia Digital em Saúde
No documento “Recomendações para a Operacionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde” do Ministério da Saúde (MS), elaborado pelo Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS) da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), tem-se algumas recomendações dentro de temáticas específicas que podem contribuir para a concretização e qualificação da Promoção da Saúde no território, com vistas a concretizar e mensurar a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que se encontra inserida na prática e no cotidiano dos profissionais da saúde e da população atendida pelo SUS.
A Literacia Digital em Saúde pode auxiliar na tomada das principais decisões que afetam a política de saúde, construindo um ambiente permanente de aprendizagem coletiva:
O aumento do nível de LS por meio da Literacia Digital em Saúde como competência se dá no estabelecimento de espaços compartilhados de decisões entre instituições e diferentes setores do governo, articulando saberes entre sujeitos, respeitando os modos de viver de cada pessoa a fim de objetivos comuns e influenciando positivamente os profissionais e os usuários do sistema de saúde em comportamentos para a busca de informações sobre saúde e a qualidade de vida (BRASIL, 2020).
Com isso, ela auxilia no planejamento, monitoramento e na avaliação dos processos de trabalho das equipes e unidades de saúde, considerando as suas especificidades do cuidado organizado em rede, preconizado na APS com ações voltadas à promoção da saúde, a educação permanente e a educação popular em saúde.
E, ainda, auxilia o cotidiano profissional com vistas à busca por informações confiáveis em saúde e considera os conhecimentos e as experiências que cada pessoa já possui, o que contribui na construção de conhecimentos em saúde ampliando a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais de saúde e os gestores do setor, com vistas a alcançar a atenção em saúde de acordo com as necessidades de cada um potencializando a participação social (BRASIL, 2020).
O acesso a informações e atualizações sobre os assuntos referentes à saúde é de fundamental importância, sobretudo com a finalidade de desenvolver habilidades e competências no âmbito da Literacia Digital, que, como dito no início deste capítulo, tem o potencial de possibilitar que a população – e aqui entram profissionais da saúde, gestores, usuários e todos os atores sociais existentes - aprenda e apreenda os novos conhecimentos adquiridos e assim possa promover transformações em seu cotidiano.
Os profissionais da APS podem elaborar um projeto para pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) com perspectivas para a Educação em Saúde, utilizando as tecnologias presentes na vida dos usuários que atendem em sua Unidade de Referência, por exemplo.Que tal a criação de um programa na rádio local (a mais ouvida) ou um programa na TV de uma emissora local ou regional (mais vista) para tratar de temáticas relacionadas à quantidade de informações sobre DCNT que estão disponíveis em sites, blogs e Instagram? O que podemos considerar? Qual fonte de informações é mais confiável?
Refletindo sobre esta proposta, as ações que podem ser elaboradas devem ser sempre democráticas e participativas junto com o trabalho em equipe considerando as singularidades, complexidades, integralidades e a inserção sociocultural dos seus usuários, e como orientação para as suas ações os princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, do vínculo, da equidade e da participação social, tão amplamente defendidos pelo SUS.
Esse movimento pode influenciar positivamente os comportamentos na busca de informações sobre saúde e a qualidade de vida dos usuários do sistema de saúde, para que possam compreender qual informação é de fato relevante para a sua saúde.
A partir desta breve contextualização sobre as estratégias de ações para aumentar os níveis de LS por meio da Literacia Digital em Saúde, fica claro que a Literacia Digital em Saúde pode ser uma competência que amplia os níveis de LS, pois contribui na busca crítica e reflexiva de informações sobre saúde. Nessas ações é importante que se fortaleça a Educação em Saúde e a Comunicação em Saúde, considerando os modos de viver e as particularidades de cada usuário.
Dentre tantos exemplos, a Literacia Digital em Saúde pode também estar presente no processo de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam no cotidiano dos profissionais de saúde, dos usuários do sistema de saúde e das organizações que visam à transformação das práticas profissionais e à problematização no âmbito do trabalho. Ela auxilia no cotidiano com vistas à busca por informações em saúde e considera os conhecimentos e as experiências que cada pessoa já possui, o que contribui na construção de conhecimentos em saúde, sendo um conjunto de práticas do setor que propiciam a ampliação da autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais de saúde e os gestores do setor, com vistas a alcançar a atenção em saúde de acordo com as necessidades de cada um potencializando a participação social.
Todos os exemplos acima onde a Literacia Digital em Saúde pode estar inserida podem direcionar a atuação dos profissionais da APS e são relevantes por ter foco na abordagem do cuidado individual, familiar e coletivo a partir de um rol de atividades e ações que podem e devem ser inseridas na agenda dos profissionais de saúde, na medida de suas capacidades e condições ofertadas pela organização do processo de trabalho das equipes multiprofissionais, de seus componentes e ainda da maturidade das relações intersetoriais já implementadas nos territórios (FARINELLI et al., 2017).
Portanto, a partir de ações propositivas em relação à organização do trabalho das equipes, se visualiza a possibilidade de ampliação na capacidade de atuação e resolutividade das intervenções dos profissionais de saúde inseridos na APS, e consequentemente o aumento do nível de LS desses profissionais que estarão se apropriando das habilidades proporcionadas pela Literacia Digital em Saúde (BRASIL, 2020).
Acesse o material abaixo para saber mais sobre a Literacia Digital:
- Literacia para a saúde: habilidades para lidar com as informações sobre saúde podem ajudar a construir novos caminhos na saúde pública | Sousa | Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (fiocruz.br)
- Centro de Estudos do ICICT explica o que é o conceito de Literacia Digital em Saúde