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Campus Virtual Fiocruz

Introdução à Saúde Digital

Módulo 1 | Aula 1
Introdução à Saúde Digital

Tópico 2

Tecnologias da Informação e Comunicação utilizadas na Saúde Digital

As TICs utilizadas na saúde digital incluem aplicativos móveis (apps), prontuários eletrônicos, dispositivos vestíveis (wearables), telemedicina, telessaúde, sistemas de informação interoperáveis, aplicação da ciência de dados, inteligência artificial, robótica, medicina de precisão e internet das coisas, entre outras. Essas tecnologias podem abordar diferentes desafios na área da saúde e ter suas funcionalidades voltadas a públicos-alvo distintos.

As tecnologias digitais evoluem muito rapidamente e têm seu próprio jargão, o que pode dificultar o entendimento dos diferentes atores que precisam atuar de forma conjunta para viabilizar a Saúde Digital. Para facilitar a comunicação entre stakeholders, gestores e pesquisadores, a OMS publicou em 2023 a segunda edição da Classificação das Intervenções Digitais, Serviços e aplicações em Saúde – CDISAH (do Inglês Classification of digital interventions, services and applications in health) - que categoriza as diferentes maneiras pelas quais as TICs estão sendo usadas para dar suporte às necessidades dos indivíduos e do sistema de saúde. A CDISAH foi organizada em torno de três eixos:

O eixo Desafios do Sistema de Saúde ajuda a identificar em que áreas se encontram os problemas que podem ser resolvidos com o uso de tecnologias digitais. O eixo divide-se em nove macroáreas: Informação, acessibilidade, qualidade, aceitabilidade, utilização, eficiência, custo, accountability e equidade.

O Eixo Intervenções de saúde digital categoriza as intervenções com base no usuário alvo da intervenção e no tipo de objetivo que pretendem atingir. O Eixo se divide em quatro macroáreas (Intervenções voltadas para o usuário do sistema de saúde, intervenções voltadas para os profissionais de saúde, intervenções voltadas para gestão de saúde e pessoal de apoio e intervenções voltadas para serviços de dados) subdividas de acordo com os objetivos das intervenções.

O terceiro e último eixo do documento, Tipos de Serviços e Aplicativos, descrevem os tipos de software, sistemas e serviços de TIC ou canais de comunicação que entregam ou executam as intervenções de saúde digital e o conteúdo de saúde. A classificação os organiza em 5 macroáreas “Point of Service” (i.e., local ou ambiente onde os serviços de saúde são fornecidos), Sistema de saúde/Administração, Registros e Diretórios, Serviços de Gerenciamento de Dados e Vigilância e Resposta.

Veja a seguir, alguns exemplos do uso de TICs na saúde:

pan_tool_alt Clique Toque nas imagens para visualizar as informações.

  • Meu SUS Digital

    Disponibiliza ao usuário seu histórico clínico, dados de vacinação, resultados de exames, medicações, posição na fila de transplante, entre outros.

  • MEDSUS

    Facilita o acesso às informações sobre medicamentos disponíveis no SUS.

  • AGHU

    Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários, disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

  • Fitbit®, Apple Watch®, Xiami Smartband®, etc.

    Dispositivos vestíveis e rastreadores de condicionamento físico que auxiliam o automonitoramento do estilo de vida (atividade, exercício, alimentação, peso e sono).

  • Plataforma Telessaúde Bahia

    Plataforma digital que oferta Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa, Teleducação e Telediagnóstico para profissionais da atenção primária de 417 municípios baianos.

  • Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)

    Plataforma nacional de interoperabilidade (troca de dados) em saúde que vem sendo implementada pelo MS para promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Queremos saber
Pergunta 1 de 3

1. Com que frequência você utiliza ferramentas de telemedicina para consultas ou acompanhamento de pacientes?

Queremos saber
Pergunta 2 de 3

2. Você se sente confortável utilizando softwares de gestão de pacientes (Ex.: prontuários eletrônicos?)

Queremos saber
Pergunta 3 de 3

3. Você já utilizou ou utiliza aplicativos ou dispositivos como smartwatches para monitorar a saúde dos pacientes?

Você sabia que o termo Telessaúde é um termo amplo que inclui os seguintes serviços prestados remotamente e mediados por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação (TDICs): teleconsultoria, teletriagem, teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento, teleinterconsulta, teleducação, telerregulação, teleorientação e telemedicina? Isso mesmo! A telessaúde é regulamentada pela PORTARIA GM/MS Nº 3.691, DE 23 DE MAIO DE 2024 (Ação Estratégica SUS Digital).

O termo Telemedicina, especificamente, é definido e regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (RESOLUÇÃO CFM nº 2.314/2022). Telemedicina “é o exercício da medicina mediado por TDICs para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.”

Curiosidade

A medicina de precisão é um campo em evolução no qual são combinados dados de testes diagnósticos e genéticos com o histórico clínico, circunstâncias e valores de um indivíduo para determinar quais tratamentos funcionarão melhor para cada paciente.

A robótica está transformando a saúde digital: da telemedicina aos robôs cirurgiões, o futuro da medicina já começou! Assista ao vídeo da TV Brasil e veja como a medicina de precisão está sendo aplicada no SUS.