Módulo 3 Saberes Indígenas para Promoção da Saúde Mental

Tópico 2: Contribuições dos Saberes Populares para a prevenção dos principais agravos em saúde mental de maior prevalência entre os jovens indígenas

As práticas empregadas pelos povos indígenas para promover, proteger e recuperar a saúde são construídas pelos saberes populares, ancorados e atravessados pela ancestralidade e por suas práticas tradicionais. O conjunto desses saberes e práticas não apenas cuidam da saúde, mas também formam identidade das pessoas, estruturam subjetividades.

Para assistir...

Fonte: Youtube

Além disso, o entendimento e a prática dos saberes populares indígenas não só promovem, protegem e recuperam a saúde, mas também contribuem para a formação de indivíduos e identidades indígenas, aproximando crianças, jovens, adultos e anciãos à cultura de sua comunidade e, assim, fortalecendo suas identidades. Para que você tenha uma compreensão melhor sobre a importância dos saberes populares na prevenção e no cuidado da saúde, vamos escutar o que Chapéu Tupinambá tem a compartilhar:

Fonte: Youtube

Cada etnia, povo, aldeia específica possuem conhecimentos únicos que são essenciais para a saúde mental dos povos indígenas. Para atuarmos na promoção da saúde mental, é fundamental, em primeiro lugar, compreendermos como este tema tem sido tratado nos territórios, identificando as principais demandas e as práticas de promoção de saúde que fazem parte da trajetória do povo indígena com o qual estamos atuando. Dessa forma, poderemos juntos construir o “Programa de Cultivo da Saúde Mental Indígena nos Territórios.

Para finalizar o tópico 2, apresentamos um vídeo sobre Espiritualidade e Saúde Mental Indígena, que integrou as Jornadas Povos Indígenas e Universidades, edição 2024, com a participação de Ubiracy Pataxó, Rino Bovini Lakota, Natália Tatanka Anacé e Nádia Pitaguary, sob a mediação de Ramona Carlos, Eliahne Brasileiro e Babi Fonteles.

Para assistir...

Fonte: Youtube