Módulo 2 SUS e Saúde Mental de Jovens Indígenas
Ações de saúde durante a República
Como foi abordado anteriormente, a Rede de Saúde Indígena é muito bem estruturada e conta com diversas frentes de atuação.
Como de fato funciona a Atenção Primária à Saúde Indigena?
De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), para atender às comunidades indígenas existem Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI). Nesses locais estão alocadas as equipes de Atenção Primária à Saúde Indígena, que contam com profissionais da saúde como:
- Médicos;
- Enfermeiros;
- Técnicos de enfermagem;
- Odontólogos;
- Psicólogos e
- Agentes de saúde indígena.
Entretanto, como vimos acima, os Distritos de Saúde Indígena não estão delimitados pelas divisas estaduais, mas por critérios territoriais e etno-culturais, considerando a ocupação geográfica das comunidades indígenas.
Dessa forma, o trabalho da equipe Atenção Primária à Saúde Indígena também possui um caráter estratégico, atuando não apenas alocada em um determinado território, mas também de maneira itinerante, onde os profissionais devem realizar visitas domiciliares, participar de atividades nas comunidades, realizando mapeamento de demandas, realizando atendimentos e encaminhamentos, dentre outras ações.
Além disso, a equipe de saúde deve considerar a interculturalidade das etnias indígenas, atuando sob perspectivas de cuidado voltadas às especificidades do território onde estiver presente, e integrando lideranças indígenas como pajés, rezadeiras, dentre outras pessoas da comunidade, que possuam conhecimento dos saberes e práticas ancestrais daquela etnia, e que possam atuar junto à equipe de saúde.