Módulo 2 SUS e Saúde Mental de Jovens Indígenas

Tópico 1: Atenção Primária: o que é, onde encontrar, como funciona

No contexto brasileiro, conforme descrição do Ministério da Saúde (MS), a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde. Ela se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual, familiar e coletivo. A APS garante a promoção, proteção à saúde, prevenção de complicações, diagnóstico, tratamento, reabilitação,redução de danos e manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das pessoas.

O principal local de funcionamento da Atenção Primária à Saúde (APS) é a Unidade Básica de Saúde (UBS), popularmente conhecida como Posto de Saúde. Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando de forma intersetorial com a Rede de Atenção dos SUS. Ela se orienta pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso, significa dizer que a APS funciona como um filtro, capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Saiba mais...

Saiba mais sobre uma UBS e os princípios da APS no quadrinho abaixo.

Saiba mais...

Para que a APS pudesse cumprir sua função em relação aos usuários do SUS, foi criada a Política Nacional de Atenção Primária.

Saiba mais sobre a Política Nacional de Atenção Primária acessando o site: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html

A APS faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que atua de forma mais direta com a saúde mental. Vamos conhecer de forma mais detalhada a RAPS na próxima sessão.