Módulo 1 O que é Leptospirose?

Aula 3

A transmissão da doença


A leptospirose não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre principalmente por meio do contato com água ou solo contaminados pela urina de animais infectados, principalmente de roedores, como as ratazanas, ratos de telhado, camundongos e outros roedores silvestres.

imagem que demonstra os principais vetores transmissores da doença
Fonte: Campus Virtual Fiocruz

Durante enchentes, a água e a lama podem conter urina contaminada. Assim a infecção ocorre por meio do contato com a pele, mucosas (boca, nariz, olhos) ou feridas expostas à água contaminada.

imagem que demonstra os principais vetores transmissores da doença
Fonte: Campus Virtual Fiocruz

Os animais infectados podem eliminar a leptospira através da urina durante meses, anos ou por toda a vida, segundo a espécie animal e o sorovar (variante sorológica da bactéria) envolvido. A susceptibilidade no homem é geral. A imunidade adquirida pós-infecção é sorovar específica, podendo um mesmo indivíduo apresentar a doença mais de uma vez, sendo que o agente causal de cada episódio pertencerá a um sorovar diferente do(s) anterior(es).

Atenção

O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da bactéria até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

No próximo módulo veremos os sinais e sintomas, o diagnóstico e o tratamento da leptospirose.