Unidade 2

Do Período Getulista à Ditadura Civil Militar​

Aula 3

Os diferentes caminhos de saúde pública
e da previdência

Getúlio Vargas na inauguração do bairro IAPI, em Porto Alegres, RS, 1941.​
Fonte: Acervo do CPDOC/FGV.
Getúlio Vargas na inauguração do bairro IAPI, em Porto Alegres, RS, 1941.

A partir da Era Vargas, a área de saúde pública concentrou cada vez mais suas ações em regiões periféricas ou distantes dos grandes centros urbanos e apesar de permanecer como área de interesse do governo federal, viu reduzida sua presença no noticiário, bem como seu poder de pressão política sobre a estrutura estatal.

Concurso para o Instituto de Aposentadoria e Previdência dos Industriários - IAPI, 1942.​
Fonte: Acervo do CPDOC/FGV.
Concurso para o Instituto de Aposentadoria e Previdência dos Industriários - IAPI, 1942.

Enquanto isso, o sistema previdenciário se apresentava como autofinanciável crescendo sua disponibilidade financeira em proporção direta com o aumento do emprego. Além disso, esse setor reunia forças políticas consideráveis em seu favor, como os sindicatos, os empresários e os partidos políticos.

Pautado por uma lógica corporativa, o debate sobre a saúde no país passou a ocorrer numa atmosfera em que as ações preventivas de caráter coletivo cedem lugar ao atendimento individualizado de cunho curativo. Isso não significa, porém, que a saúde pública foi esquecida, como pudemos ver na primeira aula desta unidade.

Com os avanços tecnológicos do período posterior à Segunda Guerra Mundial, a medicina passou a se tornar cada vez mais um empreendimento empresarial, reduzindo a autonomia do médico como um profissional liberal.