Módulo 4 | Aula 4 Plágio
Plágio se refere ao uso não referenciado de dados, textos, imagens ou ideias de outras pessoas, publicadas ou não. O plágio pode ocorrer em qualquer um dos estágios da pesquisa. Devemos ter claro em nossa prática que toda menção a uma ideia, resultado ou palavras que tenham sido desenvolvidos por algum outro autor devem ser devidamente referenciados. Se você não tem certeza se determinado conceito ou fato é de conhecimento comum ou não, a conduta correta é buscar e, caso encontre, mencionar referências.
É importante ressaltar que toda citação literal ou direta de outro autor deve ser evidenciada e a fonte deve ser informada, de acordo com as regras adotadas pela editora. Umas das formas de citar a ideia de um outro autor/pesquisador é realizar o que é chamado de paráfrase. Também chamada de citação indireta por muitos, o maior cuidado que se deve ter é de efetivamente transmitir a ideia presente no texto original, mas de outra forma. Não se trata de buscar sinônimos ou mudar a estrutura da frase ou o tempo do verbo, mas efetivamente escrever algo original sobre a ideia de outrem.
Por fim, é importante abordarmos o controverso tema do autoplágio, que vem sendo muito debatido no meio acadêmico.
É possível alguém plagiar a si próprio? Ou seja, é possível você fazer uso não referenciado de uma ideia anteriormente divulgada por você mesmo?
Sem dúvida que é, mas nos parece que a utilização da expressão “autoplágio” complica mais do que define. A ideia central que se deve evitar é usar ideias já divulgadas em trabalho anterior como originais e, para isso, é fundamental usar o sistema de referências conhecido por todos. Se o que se está republicando for substancial, talvez seja o caso de chamarmos de publicação redundante ou publicação duplicada. O fundamental é evitar a duplicação e sempre referenciar corretamente onde o trabalho ou ideia foi publicado originalmente.

Em 2014 Debora Diniz e Ana Terra publicaram “Plágio: palavras escondidas” pela editora da Fiocruz. Trata-se de um importante trabalho sobre autoria, plágio e pastiche no qual elas trazem o tema para o campo pedagógico e deveria ser uma leitura frequente de professores, estudantes e escritores em geral.