Módulo 1 | Unidade 1 O Básico do Básico da Vida em Sociedade
Início da unidade
Nesta unidade, você irá refletir sobre aspectos importantes da vida em sociedade a partir de três tópicos: 1) O que é Estado, sua origem, função e desafios; 2) O que é Democracia, sua origem e seus tipos; 3) O que são Políticas Públicas, sua importância e função.
A ideia é desenvolver reflexões de caráter crítico sobre como nos organizamos para vivermos juntos, nós, seres humanos que compartilhamos características que vão das mais gerais até as mais específicas, desde biológicas até sociais e culturais.
Vale mencionar que esse conjunto de características que as pessoas apresentam é cha- mado de Diversidade e quanto mais diverso for um conjunto de pessoas em determina- do espaço e tempo com condições adequadas, maior será a probabilidade de existência de riqueza individual e coletiva, seja pela troca de experiências, seja pela obtenção de resultados derivados de ações visando objetivos tanto comuns quanto variados. É com base nessa multiplicidade - étnico-racial, de idade, gênero – que as políticas públicas devem ser elaboradas.
A noção de Diversidade pode ser definida enquanto qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado, que apresenta variedade e/ou multiplicidade. Em termos humanos e sociais, a diversidade significa a experiência de intercâmbio entre pessoas, considerando suas diferenças em todos os aspectos que possamos imaginar.
As diferenças somam! Logo, a presença de diversidade incentiva a multiplicidade e a transformação de ideias, e isso evita a ocorrência de um Pensamento Único que pode ser autoritário, impositivo e, portanto, antidemocrático, injusto, violento.
Para aprofundar mais reflexões sobre a noção de Pensamento Único, fica a dica: SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2001.
Na busca pela garantia de uma vida que seja a mais justa possível, não seria lógico e coerente haver radicalizações ou extremismos, nem a defesa de pri- vilégios, o que poderia levar a desigualdades econômicas, políticas ou sociais, ou aprofundá-las. Nesse caso, desigualdade se expressaria como semelhante à injustiça, com significado diferente de Igualdade, que por sua vez, não pode ser confundido com o conceito Equidade. Equidade, aliás, que consiste em um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que será tratado mais adiante nesta Unidade.
A noção de Desigualdades está aqui colocada no plural para indicar a você que sig- nifica o desequilíbrio que se manifesta em relações nos mais variados aspectos da vida beneficiando poucos em prejuízo de muitos, tais como: desigualdade social, de- sigualdade econômica, desigualdade política, desigualdade de gênero, desigualdade de classe, desigualdade racial, desigualdade etária, desigualdade sanitária. Já a noção de Igualdade pode ser definida enquanto ausência de diferenças entre objetos, situ- ações ou pessoas quando comparadas a partir de um ponto de vista comum a todos os envolvidos. Por sua vez, a noção de Equidade significa oferecer às pessoas o que elas necessitam, de maneira a assegurar possibilidade de acesso a todos de modo adequado e proporcional às suas necessidades.
Porém, mesmo respeitando as diferenças e a diversidade, torna-se necessário estabele- cer parâmetros de vida em sociedade que sirvam como regras ou normas básicas para uma boa convivência e, mais que isso, a busca pelo constante aperfeiçoamento das condições de vida da população de um dado território, que pode ser um município, um estado ou um país continental como o Brasil.
São questões como estas que serão desenvolvidas nos tópicos e subtópicos seguintes desta Unidade.
Pense SUS – iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). Em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o site foi criado para disponibilizar diferentes conteúdos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o debate e uma ampla reflexão acerca da política nacional de saúde no Brasil. Vale a pena você explorar o conteúdo que o link abaixo aponta, para agregar elementos enriquecedores, especialmente sobre conceito de Equidade e sua relação com a Saúde: