Módulo2/Aula5

Logística estratégica e operacional

Como você pode perceber, a EDL é uma ação muito eficiente para o combate ao mosquito e todo município que manifeste ou tenha a intenção de implantar as Estações Disseminadoras de Larvicida para o controle de Aedes spp. deverá entrar em contato com a CGARB/SVSA-MS, visando articular e pactuar os compromissos e responsabilidades para a implementação no município.

Uma vez realizado esse primeiro contato com a coordenação nacional, de preferência mediada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o município enviará um ofício de pactuação onde estarão definidos os compromissos e responsabilidades para a implementação das EDL’s no município, bem como a equipe ou o profissional de saúde responsável da implementação da estratégia no município. Posteriormente, a CGARB orientará ao município a contactar ao PReV Amazônia - EDTA/ILMD/Fiocruz Amazônia, referência técnica da CGARB/SVSA-MS para auxiliar no plano de operacionalização da estratégia.

Entre os critérios de inclusão sugeridos para a avaliação do plano de operacionalização da estratégia no município, é importante ter à disposição:

Você sabia?

VOCÊ SABIA?


Você sabe quem define onde será a implantação de uma EDL?

A definição do plano de operacionalização para a implantação de EDL’s se realizará com a equipe do Núcleo PReV Amazônia e a equipe de gestores e/ou profissionais responsáveis e designados para a operacionalização da estratégia no município. O plano de operacionalização tem como objetivos:

  • Avaliar a capacidade operacional e logística para a implementação da estratégia no município.
  • Revisar e definir as áreas/localidades que participarão na intervenção.
  • Determinar o número necessário de EDL’s.
  • Adequar os instrumentos necessários para a implantação e manutenção das EDL’s no município (formulários, bases de dados, estratégia de comunicação, entre outros).

Para a formulação do plano de operacionalização da estratégia é necessário ter em conta dados da composição e estrutura urbana das áreas a serem inseridas, como: tipos de imóveis (residencial, comercial, entre outros), pontos estratégicos (ferro-velho, lava a jato, cemitérios, entre outros) e locais de maior fluxo de pessoas (shopping, hospitais, rodoviárias, entre outros). Com base nessas informações se definirá:

  • as áreas e a finalidade da intervenção,
  • estimar o número de EDL’s necessário para a implantação,
  • a distribuição espaço-temporal,
  • método que se ajuste à realidade local e capacidade operacional do município, com base na tabela abaixo:

Tabela de dados