Módulo1/Aula2

Inseticidas reguladores de crescimento

Com o intuito de empregar inseticidas que não comprometam a saúde humana e do ambiente, os chamados reguladores de crescimento de insetos (IGR’s) são inseticidas alternativos, que apresentam menor probabilidade de selecionar populações que possuam resistência a determinados grupos químicos, quando comparado com os inseticidas convencionais de amplo espectro.

Os IGR’s atuam nos mecanismos envolvidos no desenvolvimento e muda dos insetos, com um espectro mais restrito, ausência ou baixa toxicidade para espécies não alvo e vertebrados. Estas características fazem dos IGR’s candidatos ambientalmente amigáveis e sustentáveis quanto à possibilidade de seleção de populações resistentes a longo prazo, em comparação com os inseticidas convencionais.

De acordo ao seu modo de ação, os IGR’s são classificados em:

  • Análogos de hormônio juvenil de crescimento.
  • Inibidores da síntese de quitina.
  • Derivados de triazina.

Os IGR’s são eficazes no controle de vários culicídeos (mosquitos, pernilongos e muriçocas) de importância em saúde pública, como espécies pertencentes aos gêneros Anopheles, Culex e Aedes (Hoffmann & Lorenz 1998; Khan et al. 2016).

Curiosidade

CURIOSIDADE


Quais são os IGR’s recomendados?

O piriproxifem, que é um análogo de hormônio juvenil de crescimento, classifica-se dentre os IGR, recomendados pelo Ministério de Saúde e a OMS para o controle de Aedes aegypti, inclusive em água para consumo humano (IPCS 2002, WHO 2008; MS 2017).

O piriproxifem pertence à classe química éter-piridil-oxipropílico, é eficaz em doses muito baixas e praticamente sem toxicidade para vertebrados (incluindo o ser humano e os animais domésticos), impede o desenvolvimento normal dos mosquitos imaturos, que morrem no estágio de larva ou (mais comumente) de pupa. O piriproxifem não tem efeitos letais imediatos nos mosquitos adultos, mas encurta a vida das fêmeas e impede o desenvolvimento dos ovos fecundados (Sihuincha et al. 2005, Devine et al. 2009, Ohashi et al. 2012).