Módulo2/Aula2
Manutenção e registro da EDL
A equipe ou responsável pela estratégia do município entregará ao profissional de campo, a relação de EDL’s com as informações coletadas, revisadas e atualizadas. Uma vez ao mês, o profissional de campo deve retornar aos locais de instalação das EDL, e, caso permitido o ingresso ao domicílio pelo residente, deverá proceder com a manutenção da EDL.
- Procurar na planilha de manutenção o local de instalação da EDL no imóvel (ver item c da planilha).
- Preencher a planilha de manutenção, com as novidades ou possíveis intercorrências:
- - Presença de larvas: presença de larvas de Ae. aegypti ou Ae. albopictus na água contida no interior da EDL.
- - Presença de pupas: presença de pupas de Ae. aegypti ou Ae. albopictus na água contida no interior da EDL.
- - Tecido desaparecido: Ausência do tecido no momento da manutenção da EDL
- - Imóvel fechado: no momento da visita para a manutenção da EDL, o imóvel se encontra fechado.
- - Estação Disseminadora não instalada: No momento da visita para a manutenção da EDL, o residente informou que a EDL nunca foi instalada, o qual pode acontecer por erros no preenchimento ou digitação do endereço.
- - Estação Disseminadora desaparecida: No momento da visita para a manutenção da EDL, o agente não localiza a EDL no local de instalação, o qual pode acontecer porque a EDL é reaproveitada para outros fins ou foi descartada por desconhecimento do objetivo da EDL no imóvel.
- - Estação Disseminadora quebrada: EDL danificada que impeça seu bom funcionamento.
- - Estação Disseminadora retirada: EDL retirada do imóvel por desistência de participação ou mudança do residente, ou dificuldade de acesso ao imóvel, em pelo menos duas visitas de manutenção.
- Retirar o clipe e o tecido da EDL, lavar o pano e retirar a água contida na EDL. Espremer o tecido até tirar o excesso de água e fazer as etapas de preparação do tecido para montagem de EDL e re-impregnar o piriproxifen micronizado e umedecido.
CURIOSIDADE
Você sabe quais são as intercorrências mais comuns?
Lembre-se sempre de orientar e sensibilizar o residente sobre a probabilidade ocasional da EDL apresentar larvas de Aedes aegypti ou Aedes albopictus na água contida no interior do pote. Lembre-se também que o piriproxifem não atua de imediato nas larvas, pode aumentar o tempo de desenvolvimento da larva até sua morte.
Registro de manutenção de estações disseminadoras de larvicida. Passe o mouse sobre os números para conhecer as informações de manutenção das EDL’s
As informações devem ser preenchidas com letra clara e legível. O preenchimento correto das informações facilitará a logística da manutenção das EDL’s, caso tenha troca ou ausência do ACE ou profissional encarregado da visita, diminuindo o tempo e gastos operacionais de visita ou deslocamento adicionais.
ATENÇÃO
Caso o imóvel se encontre fechado, o agente deverá informar ao supervisor ou chefe imediato sobre a situação para reprogramar a visita de manutenção ou supervisão.
Orientar e sensibilizar sempre o residente sobre a importância e compromisso no cuidado da EDL, mantendo em lugares protegidos e fora do alcance de crianças e animais domésticos, comunicar aos outros residentes sobre a localização das EDL’s e a visita mensal pelo ACE.