Módulo2/Aula3
Métodos de distribuição em campo da EDLMétodos de distribuição em campo da EDL
As Estações Disseminadoras de Larvicida podem ser distribuídas de quatro formas:
Distribuição homogênea de EDL’s
As Estações Disseminadoras de Larvicida distribuídas homogeneamente, podem ser instaladas em imóveis de cidades de pequeno e médio porte, pontos estratégicos ou áreas urbanas isoladas por barreiras naturais ou antrópicas. A manutenção das EDL’s pode ser permanente ou temporária, segundo a sazonalidade climática.
Distribuição perimetral de EDL’s
As Estações Disseminadoras de Larvicida distribuídas no perímetro das áreas urbanas, podem ser implantadas em imóveis de cidades de pequeno e médio porte, recém-infestadas ou em processo de colonização de Aedes spp. A manutenção das EDL’s é temporária, até a redução expressiva das populações de Aedes.
Concentração em ilha ou cruz
A concentração de EDL’s pode ser em formato de ilhas ou cruz, dependendo da configuração da estrutura urbana, podem ser implantadas em imóveis de cidades de grande porte, para bloqueio de transmissão e em locais de alta infestação de Aedes. A manutenção das EDL’s pode ser temporária ou permanente, até a redução expressiva das populações de Aedes.
Áreas sucessivas
A distribuição das Estações Disseminadoras de Larvicida em áreas sucessivas, podem ser implantadas em imóveis de cidades de grande porte, altamente infestadas de Aedes spp., desde áreas urbanas periféricas até o interior da malha urbana. A implantação das EDL’s pode ser de forma gradativa e sucessiva no tempo, partindo da implantação em uma área periférica (área 1 + período 1), aumentando o número de EDL’s em áreas concomitantes de forma gradativa (área 1 e 2 + período 2), até uma área mais interna (área 1-3 + período 3) e assim sucessivamente. A manutenção das EDL’s é permanente.