Módulo 1 | Aula 2 Epidemiologia das comorbidades e complicações associadas ao Diabetes Mellitus
Introdução
Dando continuidade aos nossos estudos, vamos falar agora sobre as comorbidades e complicações do diabetes mellitus tipo 2.
O diabetes tipo 2 frequentemente ocorre junto com outras doenças crônicas, chamadas de comorbidades. Isso acontece principalmente devido a fatores de risco como obesidade, inflamação nos vasos sanguíneos, resistência à insulina e outros.
As comorbidades podem estar ligadas diretamente ou indiretamente ao diabetes, seja tipo 1 ou tipo 2. Quando se referem a essas condições em relação ao diabetes, é mais comum chamá-las de "complicações".
As complicações microvasculares, que afetam os pequenos vasos sanguíneos e são principalmente causadas por níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia), são bem conhecidas e temidas por causarem problemas como cegueira, necessidade de diálise, amputações e impotência sexual.
No entanto, é importante lembrar que a maioria das mortes em pessoas com diabetes está relacionada a complicações cardiovasculares. Estas complicações têm várias causas, como infarto do miocárdio ou derrames cerebrais, e não se originam apenas de uma única fonte de risco. Por exemplo, a taxa de morte por problemas cardiovasculares é cerca de dez vezes maior do que as mortes devido a falência renal.
É sabido que muitas das complicações do diabetes podem ser evitadas, mas isso requer uma mudança significativa na forma como os pacientes são tratados.
Os sistemas de saúde foram originalmente criados para lidar principalmente com doenças infecciosas, que podem ser tratadas com intervenções pontuais.
Objetivos
- Conhecer as principais comorbidades e complicações associadas ao diabetes tipo 2.
- Entender qual organização de atenção à saúde está mais apta ao manejo do diabetes mellitus e à prevenção de suas complicações.