Série 4 | Curso 2

Recursos Educacionais Abertos

Aula 3

Como encontrar, usar e compartilhar REA

Nesta aula, você vai conhecer um pouco melhor parte dos processos que envolvem os REA. Conforme demonstrado na Aula 1, um dos 5 "Rs" é "Reutilização ou o Reuso".

Aqui, abordamos onde encontrar recursos educacionais abertos - aqueles que podem ser adaptados ou remixados -, como usar e como compartilhar os REA.

Esperamos que ao final desta aula você possa:

  • Conhecer quais são as ferramentas disponíveis para encontrar um REA;
  • Compreender as formas diversas de usos para docentes e alunos;
  • Conhecer estratégias para compartilhar os recursos.

Como encontrar REA

Você pode começar por meio de um mecanismo de pesquisa geral e algumas palavras-chave cuidadosamente escolhidas (por exemplo: saúde pública, biologia, arboviroses). Se você precisar pesquisar mais, tente diretamente em algum repositório de REA. A iniciativa do Mapa Global de REA pode auxiliar a encontrar o recurso que deseja e é uma ferramenta que possibilita buscar em diversos repositórios ao redor do mundo.

Vale destacar que os recursos encontrados podem atender à necessidade em sua totalidade ou apenas ser o começo de um novo recurso educacional aberto. Para utilizar os REA de forma segura, é indicado buscar em plataformas que já reúnam recursos que possam ser adaptados e permitam reprodução. Veja alguns exemplos:

Fonte: Freepik

Domínio público Portal que reúne o maior acervo mundial de conteúdos literários, artísticos e científicos disponíveis para uso livre e gratuito
Plataforma de recursos digitais do MEC A partir de uma iniciativa do Ministério da Educação, surge, em outubro de 2015, a proposta da Plataforma de reunir e disponibilizar em um único lugar os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil
Edukatu Plataforma que traz materiais e circuitos de atividades abertos para o uso de professores do Ensino Fundamental, relacionados a questões socioambientais
Escola Digital Plataforma com diversos recursos digitais abertos para apoiar as práticas pedagógicas em sala de aula, separados por área de conhecimento e etapas de ensino;
Portal do professor Portal do MEC com recursos multimídias disponíveis para o uso livre de educadores, além de materiais de apoio pedagógico, planos de aula, documentos oficiais etc

Fonte: Guia REA (2020)

Abaixo, destacamos com maiores detalhes algumas ferramentas que podem ajudar a encontrar recursos abertos na Internet. Lembre-se de que é sempre importante verificar a licença de uso de cada material encontrado antes de fazer uso dele.

  1. Busca de imagens através do
    Creative Commons

    A ferramenta CC Search, desenvolvida e mantida pela Creative Commons, possibilita que materiais digitais disponíveis em licenças abertas e em domínio público sejam recuperados e usados por todos. O CC Search recupera mais de 300 milhões de imagens em APIs abertas, como o Flickr, Wikimedia Commons, Europeana e diversos museus. Além disso, o portal de busca disponibiliza diferentes filtros (tipo da licença aberta, tamanho da imagem, formato da imagem e palavras-chave) para facilitar a recuperação e navegação.

  2. Busca por imagens no Flickr

    Você também pode realizar as suas buscas diretamente nos sites dessas ferramentas. Para buscar imagens e fotos, você pode entrar no site do Flickr. Nesse caso, basta digitar algum termo ou palavra-chave no campo de busca. Na tela seguinte, que exibe o resultado das imagens encontradas, você poderá utilizar os filtros para refinamento e o tipo de licença.

  3. Busca avançada no Google

    O Google é um recurso familiar para muitos de nós e também é útil para encontrar conteúdo licenciado abertamente. O recurso Pesquisa Avançada do Google permite filtrar resultados por direitos de uso. A filtragem por direitos de uso limita seus resultados a trabalhos com determinadas licenças listadas na página da web, geralmente licenças da Creative Commons. Existem algumas opções para escolher na lista Direitos de Uso, mas recomendamos começar com "livre para usar ou compartilhar" para recuperar o conjunto mais amplo de resultados.

    Fonte: Google

  4. Fonte: Youtube

    Plataforma Youtube

    Vale destacar que na Plataforma Youtube podemos encontrar uma quantidade grande de vídeos e certamente vários podem ser utilizados num contexto educacional. No entanto, existem algumas limitações para seu uso, uma delas é que o serviço não permite baixar o vídeo sem ter um plano específico pago pelo usuário. Além disso, ao incorporar um vídeo num curso ou aula, a propaganda incluída será carregada no corpo do curso, que pode ser um problema dependendo da instituição ou público. Por último, é comum por parte da maioria dos professores e alunos, acreditarem que os vídeos – por estarem disponíveis no youtube – podem ser utilizados para qualquer tipo de uso, quando na verdade, é necessário verificar a licença específica de cada vídeo e quais os usos permitidos antes de planejar sua utilização.

  5. Busca de vídeos no Vimeo

    O Vimeo é uma plataforma de hospedagem de vídeos, de compartilhamentos e serviços que opera sem a exibição de anúncios. Além disso, a ferramenta oferece filtros para refinar a busca e recuperar vídeos com licenças abertas (Creative Commons).

    Fonte: Vimeo

REA em saúde

  1. Plataforma Educare

    A Plataforma Educare é uma iniciativa da Fiocruz que permite recuperar diversos recursos educacionais abertos na área da saúde. Por se tratar de uma plataforma dedicada a prover o armazenamento e recuperação de REA, todos os materiais digitais encontrados já estão disponíveis em licenças abertas.

    Você pode iniciar digitando um termo ou palavra-chave no campo de busca. Na tela seguinte, é possível refinar a busca pelo tipo de mídia, área temática, nível educacional e outros.

  2. Rede REA - Opas/Bireme

    O portal da Rede REA disponibiliza Recursos Educacionais Abertos produzidos e utilizados nas ofertas de cursos on-line em diversos países da América Latina e Caribe. A ferramenta disponibiliza filtros para refinar a recuperação dos conteúdos educacionais. Todos os objetos digitais recuperados encontram-se em licença aberta.

  3. Acervo de Recursos Educacionais
    em Saúde (ARES)

    O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é uma plataforma digital que permite o acesso, o download e a reutilização de recursos educacionais digitais desenvolvidos pelas instituições da Rede UNA-SUS para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. É um acervo público, com recursos em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens e materiais multimídia, nas mais diversas temáticas da saúde.

    Fonte: Ares/UNA-SUS

Como usar REA

Os REA têm sido objeto de debates e seu uso estimulado entre várias redes e comunidades de aprendizagem, intensificando capacitações para docentes e alunos, promovendo diferentes iniciativas, e garantindo a ampliação do conhecimento e acesso à informação.

O desenvolvimento e uso de REA podem ser relacionados como parte de práticas inovadoras de ensino, embora como veremos na aula 4: Monitorando e Avaliando REA, seja necessário investir na avaliação dos recursos para garantir materiais de qualidade e que proporcionem um impacto positivo na educação.

Fonte: Freepik

O uso de REA pode ser visto a partir de duas perspectivas diferentes: docentes e alunos.

  • O livro didático ainda é o recurso mais utilizado pelos professores da educação básica, por exemplo, embora não seja o único. O acesso ao livro didático é um direito do aluno da educação básica no Brasil, garantido por diversos dispositivos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e vários outros decretos, portarias e resoluções do Ministério da Educação (MEC). Só em 2019, foram distribuídos mais de 126 milhões de livros didáticos que beneficiaram mais de 35 milhões de alunos em todo o país, segundo dados do Fundeb. Isso se deve, principalmente, devido às políticas de distribuição gratuita para escolas públicas conquistadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985. (Fonte: e-docente,2019). Por outro lado, vimos na aula 3 do curso 1 que, apesar dos esforços do PNLD, voltados para a educação básica no ensino público, o brasileiro gasta em média até 36,12% do salário anualmente com livro escolar.

    Embora seja uma opção das mais importantes para os alunos e para o processo de aprendizagem, precisamos estar atentos para as mudanças nas práticas pedagógicas, nas expectativas dos alunos com as formas de aprender e para a difusão das tecnologias digitais em sala de aula.

    O livro didático é um material de forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos. Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento.

    Fonte: E-docente

    Fonte: Adaptado de Freepik

    Para Rosa (2018), não se pode desprezar a existência do livro didático (LD) para os processos relacionados à educação escolar. “Considero que assumir o LD como elemento central –muitas vezes único – do currículo não é algo recomendável, pois em relação à natureza deste recurso, algumas questões relacionadas a seus problemas metodológicos, de abordagem conceitual ou de formatação dos conteúdos podem existir e se constituir em entraves aos processos pedagógicos”.

    Portanto, é importante que mesmo após selecionar os livros que serão utilizados na escola, os professores adaptem os conteúdos e os conceitos presentes no material para a realidade escolar e para a filosofia que utiliza no seu processo de ensino (E-docentes, 2019). Além de considerar todos os parâmetros que possam influenciar no aprendizado: localização, situação social e familiar dos alunos, inclusão digital e vários outros indicadores que podem interferir na escolha de diferentes recursos para o aprendizado.

    Neste ponto, os REA podem contribuir muito no processo de aprendizagem, tanto para docentes, como para alunos, em diversos níveis de escolaridade, com diferentes metodologias e contextos distintos, e para modalidade presencial, híbrida ou EAD.

    De acordo com as premissas adotadas no Manual REA para Educadores, podemos afirmar que são muitas as maneiras de se propor a utilização dos REA pelos docentes, tanto em sala de aula, como em materiais didáticos ou adaptando para novos recursos. Aqui está um resumo de algumas das maneiras pelas quais os educadores podem usar e promover REA:

    • Adaptar e extender REA existentes para uma finalidade local;
    • Escolher REA como parte das leituras para apoiar movimento internacional de educação aberta e recursos de qualidade;
    • Publicar materiais como REA, permitindo acesso público a cursos on-line, depositar materiais didáticos em repositórios institucionais e/ou públicos;
    • Compartilhar os produtos e recursos desenvolvidos facilitando o acesso de outras pessoas e colaborando na adição de mais materiais ou exemplos;
    • Traduzir os recursos educacionais para outros idiomas.
    • Ensinar de maneira a incentivar os alunos a acessar e produzir REA e avaliar a qualidade dos recursos on-line;
    • Experimentar modelos de avaliação baseados em pares e mecanismos de classificação de recursos parecidos com o utilizado em redes sociais (por exemplo: classificar o trabalho de cada um com base em cinco estrelas).

    Fonte: WikiEducator com adaptação do conteúdo .

    Vale ressaltar ainda a importância de se integrar os REA nas práticas de ensino-aprendizagem, que devem considerar o modelo pedagógico adotado, os objetivos de aprendizagem, o público-alvo para a formação específica e os resultados esperados.

    Existem algumas etapas para a integração de REA:

    Fonte: Freepik

  • O uso de REA por alunos pode trazer não só mudanças na forma como o aluno se coloca em sala de aula, mas como em sua percepção da aprendizagem. Muito se tem falado na literatura sobre as trilhas de aprendizagem dos alunos, reforçando a importância não só do conhecimento adquirido mas também com a pré e a pós-aprendizagem, e sua relação com a prática e vivência do aluno.

    As trilhas de aprendizagem podem ser entendidas como um conjunto sistemático e multimodal de unidades de aprendizagem, contendo diferentes esquemas de navegação, que podem ir desde modelos lineares, prescritivos, passando-se por modelos mais hierárquicos, e chegando-se a modelos em rede, cuja navegação é mais livre, e tendo como propósito o desenvolvimento de competências. Esses esquemas de navegação podem ser personalizados, com base em variáveis como objetivos, perfil do aluno e características de aprendizagem. No domínio da Educação, uma trilha de aprendizagem é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que integra um conjunto de atividades em uma sequência apropriada, possibilitando ao estudante apreender os conteúdos de maneira mais eficaz

    Lopes & Lima, 2019

    O uso de REA é, portanto, um facilitador para o desenvolvimento do aprendizado baseado numa perspectiva colaborativa, podendo usar e promover seu uso através dos seguintes tipos de atividades (dentro dos limites das licenças aplicáveis):

    • Compartilhar anotações de aula (e gravações de áudio), textos e poder criar repositórios de conhecimento úteis, que apoiam os esforços de estudo;
    • Incentivar os educadores a usar leituras de REA, sempre que houver boas alternativas a livros e artigos proprietários; e identificar versões abertas de materiais fechados;
    • Escrever resumos de artigos acadêmicos que são lidos durante o trabalho do curso e compartilhá-los com colegas em sites públicos para permitir o acesso a parte do conhecimento que, de outra forma, só estaria disponível em periódicos e publicações fechados;
    • Usar ferramentas de classificação para avaliar a utilidade dos recursos; construir de redes de recomendação social que facilitem a localização de bons recursos.
    • Analisar os REA publicados pode ajudar aos alunos em potencial a determinar qual instituição oferece os cursos que melhor atendem aos seus interesses e sejam abertos;
    • Publicar artigos em periódicos de acesso aberto e possibilitar trabalhos na área através da experiência com o uso de REA.

    Fonte: WikiEducator com adaptação do conteúdo .

    Vídeo 1 - Recursos Educacionais Abertos - Bianca Santana

    Fonte: UNIVESP (2012).

Como compartilhar REA

Esta seção discute o "R" da liberdade de REA: "Redistribuir". Redistribuição consiste em compartilhar o REA original ou derivado. Uma vez que o REA esteja validado nos aspectos de abertura técnica, na adoção de licença aberta adequada e de acordo com as políticas da instituição do autor, eles já podem ser publicados e disponibilizados a toda comunidade, a fim de promover sua reutilização.

Um REA pode ser compartilhado por e-mail, num site pessoal, no repositório de REA da instituição ou em plataformas de serviços externos que permitem o compartilhamento de textos, áudios, imagens e vídeos (Ex.:Vimeo, Flickr,Youtube, Wikieducator, Slideshare e outros).

O método adotado para a distribuição depende de como se pretende que o REA seja utilizado. A decisão depende também de algumas habilidades técnicas para efetuar o processo. No entanto, o aconselhável é utilizar tanto a publicação em repositórios específicos de REA, preferencialmente o da instituição do autor, como em algum serviço externo para ampliar o alcance do objetivo da reutilização.

Destacamos, a seguir, algumas opções disponíveis para efetuar o compartilhamento de REA.

Fonte: Freepik

  1. Publicando vídeos no Vimeo

    Conforme apresentado na seção anterior, o Vimeo é uma plataforma de hospedagem de vídeo, compartilhamento e serviços que opera sem a exibição de anúncios. Além disso, a ferramenta oferece a possibilidade de escolher qual o tipo de licença Creative Commons ao carregar um vídeo para publicação na plataforma - confira nas imagens abaixo.

  2. Publicando imagens no Flickr

    Qualquer pessoa pode efetuar um cadastro no Flickr e postar um determinado número de fotos (as contas premium permitem mais fotos). Conforme mencionado na seção anterior, essa ferramenta possibilita recuperar imagens que adotam uma Licença Creative Commons. O Flickr é muito útil para REA, pois fornece uma maneira altamente visível de encontrar e distribuir REA do tipo imagem.

    Fonte: Flickr

  3. Publicando seu REA no Educare

    A plataforma Educare permite recuperar diversos recursos educacionais abertos na área da saúde. Os docentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) podem compartilhar livremente seus REA através da ferramenta. Todo conteúdo disponibilizado na plataforma adota uma licença aberta, e os recursos devem seguir a Política de Acesso Aberto da Fiocruz.

    Fonte: Educare

O ensino e a publicação devem estar mais estreitamente conectados para evitar a descontextualização dos materiais e diminuir o limiar de publicação

Lopes & Lima, 2019

Fonte: Freepik

Conclusão

Nesta aula, você conferiu algumas das ferramentas para criar seus Recursos Educacionais Abertos e também para compartilhá-los.

É importante ter em mente que a remixagem e reuso desses recursos possibilitam também que se interagem novas e atualizadas informações, dessa forma, agregando mais conhecimento e maior adequação aos objetivos educacionais pretendidos.

Na próxima aula, você conhecerá quais são os critérios para avaliar a qualidade de REA, o que irá ajudá-lo a selecionar bons recursos, assim como produzir e compartilhar REA cada vez melhores.

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