Série 4 | Curso 2

Recursos Educacionais Abertos

Aula 2

Como criar REA?

Esperamos que ao final desta aula você possa:

  • Compreender o processo de produção de REA.

Ciclo de REA

Se você tiver uma maçã e eu tiver uma maçã, e trocarmos as maçãs, então cada um continuará com uma maçã. Mas se você tiver uma ideia e eu tiver uma ideia, e trocarmos estas ideias, então cada um de nós terá duas ideias.

Citação atribuída a Bernard Shaw (apud SIMON; VIEIRA, 2008, p. 15).

REA está embasado em dois pilares:
a abertura técnica e a licença aberta!

A ideia dos movimentos do software livre de desenvolver software gratuito e de código aberto, bem como a busca do Creative Commons por alternativas de licenças abertas aos direitos autorais tradicionais tiveram um forte impacto nas maneiras como pensamos sobre a educação e os recursos educacionais.

A tarefa de criar Recursos Educacionais Abertos (REA) representa um aprendizado constante sobre temas relacionados à Internet e tecnologias digitais e sobre os conceitos citados neste curso. Ao criar um REA, você contribui para ampliação da produção de conhecimento e culturas livres na Internet (PRETTO, 2012).

Como já falamos na Aula 1, para permitir que outras pessoas façam alterações, adaptações e revisões será necessário compartilhar arquivos editáveis, ou seja, desenvolvidos em formatos abertos.

Antes de entrarmos num maior detalhamento sobre o processo de criação de REA, destacamos abaixo um mapeamento das etapas que caracterizam o ciclo de vida de um REA.

Fonte: Adaptado de Guia de Recursos Abertos da Fiocruz

No intuito de simplificar o entendimento das principais etapas de criação de um REA, apresentamos, abaixo, uma estrutura de fluxo que poderá auxiliar o gerenciamento do processo de desenvolvimento de REA na sua instituição. O fluxo é um desdobramento do ciclo de vida de um REA, cobrindo as etapas até o momento da publicação. Durante o fluxo, algumas perguntas são feitas em vários pontos com orientações e indicações para consultar os especialistas em REA.

Fluxo de produção de Recursos Educacionais Abertos

Fluxo de produção de recursos educacionais abertos

Fonte: Adaptado de UH OER Training por William Meinke (Creative Commons Attribution 4.0 International License) – 2018

Nesta perspectiva, deve se considerar em cada fase:

  • Ao desenvolver seu projeto de REA, recomenda-se explorar algumas questões norteadoras:

    • O REA que você precisa já existe? Seus próprios materiais de ensino podem ser adaptados para uso como REA?
    • Como você define o público-alvo?
    • Quais os objetivos educacionais?
    • Para quais cursos seu REA pode ser usado?
    • Você planeja desenvolver materiais adicionais (isto é, exercícios, pasta de trabalho) para acompanhar seu REA?
    • Seu REA será interativo?
    • Já possuo capacitação necessária para criar REA?
  • Essa fase envolve a curadoria dos recursos existentes que possam ser reutilizados e o planejamento do desenho geral do projeto, ainda não é a etapa de adaptação ou da criação de novos conteúdos. O foco deve ser a elaboração de um esboço básico, planejamento e gerenciamento de tempo, tarefas e equipe.

  • Essa é a etapa anterior ao trabalho de conteúdo dos REA. Caso o projeto contemple apenas a adaptação do REA, essa pode ser a etapa final, além da preparação de documentos instrucionais. Durante essa fase, os contornos do projeto e os documentos do esboço são aprimorados, e os REA existentes são ajustados em locais onde se acredita serem aplicáveis. Todos os trabalhos e processos de design visual/gráfico que requerem assistência de um designer instrucional estão incluídos aqui.

  • Essa é a fase que mais demanda tempo de execução num projeto de REA, onde se dá início à construção de novos materiais. Os REA existentes que estão sendo adaptados ou modificados passam por revisão e se verificam questões de propriedade intelectual (qual licença está no conteúdo, nas imagens, nos vídeos e se tudo foi atribuído de forma apropriada).

  • A fase final envolve publicar e compartilhar o conteúdo que foi criado. Isso inclui a criação de versões para exportação, o depósito de arquivos editáveis para posterior edição e adaptação (.odt, .html, etc) e a classificação e inclusão dos metadados para inserção no Repositório Digital de REA institucional. O novo conteúdo adaptado ou original dos REA é então disseminado aos alunos e compartilhado com a comunidade abertamente. Compartilhe também a experiência para auxiliar e incentivar outros educadores.

As fases de monitoramento e avaliação de REA descritas no ciclo de REA serão tratadas na última aula do curso: Aula 4: Como avaliar a qualidade de um REA.

Considerando a possibilidade de não encontrar um REA já pronto ou que seja facilmente adaptado para reutilizar em seu contexto, possivelmente será necessário desenvolver um novo recurso educacional (Fase 5).

Você pode produzir material pensando em diversos formatos e mídias. A seguir, listamos alguns tipos de recursos educacionais, juntamente com alguns exemplos, e, ao final, dicas de algumas ferramentas que podem ser adotadas para o processo de produção de novos materiais.

Fonte: Freepik

Tipos de REA

Que materiais educacionais podemos produzir como REA? Vejam alguns exemplos:

Vídeos e Animações

Situações Problema

Áudio

Cursos completos

História em quadrinhos

Narração textual

Estudo de caso

Textos

Quiz

Jogos

Infográficos

Fotonovela

  • Caso necessite criar um texto, você pode usar os programas de computador que você já está familiarizado. O que vai tornar o seu material um recurso educacional aberto será o formato técnico e a licença que você irá compartilhar. A estratégia é utilizar padrões de softwares abertos, com o objetivo de alcançar independência de plataforma onde os recursos serão exibidos, sobretudo, permitindo o uso, reuso e remix em diferentes softwares, sistemas operacionais sem a necessidade de depender de um pacote de aplicativos específico e proprietário. Um exemplo é o formato ODT, um formato aberto utilizado por vários pacotes de produtividade (Open Office, Libre Office, Google Docs, versões recentes do Microsoft Office). Ao salvar um documento em formato ODT, você está fazendo uso de um formato “aberto” (CADERNO REA, 2020).

    Além dos programas instalados no seu computador, você pode contar com espaços virtuais de colaboração. Um exemplo é o Google Drive, onde você pode criar documentos de texto, planilhas de cálculo, apresentação de slides, imagens em colaboração com colegas para os quais você permitir acesso. Um outro exemplo de editor de textos colaborativo é o Zoho (CADERNO REA, 2020).

    Fonte: Unsplash.

    Textos estão entre os recursos educacionais mais utilizadas em todas as situações de aprendizagem. Afinal, eles não dependem de estrutura física, câmera digital nem capacidade de edição de vídeos, que podem limitar tecnicamente a produção de um curso, por exemplo.

    Algumas dicas para ajudar na elaboração dos textos

  • Diversos materiais educacionais são ricos em imagens, porém, nem sempre este recurso é aproveitado de maneira significativa deixando de lado todo o seu potencial educacional. Em muitos cursos, as imagens aparecem como meras decoração. As Imagens podem ser ótimas ferramentas pedagógicas se forem utilizadas de maneira adequada. É importante ilustrar fluxos, procedimentos, situações, casos ou contar uma história que auxiliem na aprendizagem do aluno.

    Tipos de imagens que podem ser utilizadas:

    • Infográficos
    • Ilustrações
    • Quadros
    • Gráficos
    • Mapas
    • Histórias em Quadrinhos
    • Mapas mentais
    • Fotos

    As imagens e fotos podem ser produzidas com uma câmera digital, celular, software ou baixadas de banco de imagens da Internet. Para modificá-las (alterar o tamanho, mudar cores, corrigir erros, entre outros), o Fotor.com é uma boa opção para fazer pequenas edições e colagens. Um software livre mais sofisticado é o GIMP, que permite edição avançada de imagens. O programa está disponível para Windows, MacOS e Linux.

    Para compor seu recurso educacional, será preciso usar um editor de imagens. O Canva é um editor online que pode ser utilizado gratuitamente (com algumas limitações) para criar diversos tipos de imagens (infográficos, mapas mentais entre outros). Um outro editor de imagens gratuito é o GIMP, que pode ser utilizado livremente e possui recursos mais completos. O formato aberto que deve ser utilizado para salvar imagens é o PNG.

    Fonte: Freepik

    Abaixo listamos alguns bancos imagens grátis na internet
    PixaBay Freepik
    Wikimedia commons Unsplash
    Creative Commons Banco de imagens da Fiocruz
    Atenção:

    É importante ler a política ou termo de uso do banco de imagens, pois alguns permitem somente o reuso, sem adaptação, ou exigem a atribuição de créditos.

  • Para trabalhar com vídeos, o ideal é gravar em um estúdio com câmera e equipamentos profissionais, mas entendemos que nem todos podem assumir os gastos para pagar um serviço profissional de gravação e edição. Com o avanço das câmeras dos celulares, é possível obter resultados interessantes usando um celular para gravar e editar os vídeos. Lembre-se que antes de produzir um vídeo ou qualquer outro tipo de recurso educacional, você poderá realizar uma busca para reutilizar os disponíveis na internet, desde que estejam registrados com uma licença aberta.

    Os vídeos apresentam potencial pedagógico eficaz para apoiar a aprendizagem ou promover o desenvolvimento de habilidades (imagens compostas, diagramas animados, metáforas/simbolismos/analogias visuais, modelagem de processos, ilustração de conceitos com exemplos reais, justaposição de situações contrastantes, demonstração de habilidades por especialistas) (KOUMI, 2006)

    Fonte: Própria

    Alguns recursos que podem ser produzidos como vídeo:

    • Aula completa
    • Demonstração de uso de um software
    • Apresentação de casos clínicos ou situações-problema
    • Apresentar algum procedimento ou a utilização de algum tipo de aparelhagem ou para mostrar algum ambiente físico
    • Apresentar documentários, entrevistas ou palestras
    • O professor se apresentar para os alunos e apresentar sua disciplina

    Para os vídeos, recomendamos adotar os formatos abertos .mkv, .webM, .mp4(codec x264)

    Vale lembrar: Vídeos de curta duração, de 3 a 5 minutos, em geral são mais efetivos para a aprendizagem, segundo o conceito de Micro Aprendizado.

    Saiba mais:
    • Leia mais sobre o potencial pedagógico dos vídeos clicando aqui (texto em inglês).
    • Veja aqui um tutorial sobre como elaborar vídeoaulas (em português).
  • Áudios educativos (podcasts), no seu formato usual, contém apenas áudio, mas variantes podem incluir imagens e vídeos. Neste guia, o foco serão os podcasts apenas com áudio. A vantagem do podcast é que ele pode ser ouvido em qualquer lugar e quantas vezes achar necessário. Um podcast pode ser utilizado para passar um conceito ou como audionovela, dramatização do gênero literário novela para representar um caso ou situação específica com objetivo educacional.

    Arquivos de áudio que podem conter conceitos, aulas, narração com orientações para estudo ou feedback para os alunos. A criação e produção de áudio pode ser um projeto especial para os alunos, algo que propicia interação, criatividade e desenvolvimento de capacidades digitais.

    Podem atuar como facilitadores, por poderem ser reproduzidos nos computadores, tablets ou celulares, e em qualquer lugar: em casa, a caminho do trabalho, no transporte público.

    Conteúdo programático deve ser produzido especialmente para áudio.

    Para gravação de um podcast não é necessários muitos recursos. Um áudio pode ser gravado com um celular. Para edição de som, uma boa opção é o Audacity, que é um software livre e traz uma extensa gama de recursos, incluindo redução de ruídos. É uma boa pedida para quem se interessa pelo assunto e quer aprender mais. O Audacity grava, reproduz, importa/exporta em formatos que são fáceis de compartilhar como MP3.

  • As ferramentas de autoria permitem aos docentes criar os seus próprios conteúdos da Web, de uma maneira muito simples, sem necessidade de conhecimentos técnicos de design e programação web.

    Além da possibilidade de criar e processar textos, as ferramentas de autoria possibilitam que professores integrem diversos tipos de mídias para criar conteúdos de aprendizagem estimulantes e interativos, e algumas tornam possível transformar elementos digitais e objetos de ensino de cursos já existentes para que estes sejam reutilizados em novos cursos. Destacamos abaixo, algumas que estão disponíveis para uso gratuito, como:

    H5P

    H5P

    É possível criar recursos interativos com H5P. Uma plataforma livre e aberta, baseada em nuvem, que permite que qualquer um crie uma grande variedade de recursos multimídia sem necessidade de aprender programação. Todos os tipos de conteúdo do H5P podem ser inseridos em websites e no ambiente virtual de aprendizagem, como o Moodle, por exemplo, usando o plugin disponível gratuitamente ou já incorporado na versão do Moodle mais recente. Os recursos desenvolvidos no H5P reportam análises e resultados das atividades para o Moodle.

    O conteúdo do H5P publicado é baseado em HTML5, não utiliza Flash, tornando o acesso mais fácil para você e seus aprendizes. Além disso, todos recursos são gerados automaticamente sob a licença Creative Commmons Attibutions 4.0 International, a menos que o autor do conteúdo altere a licença.

    Através do H5P é possível criar os recursos educacionais interativos, como:

    • Apresentações
    • Flashcards ou jogo de cartas
    • Tarefas com imagens do tipo “arraste e solte;
    • Vídeos interativos
    • Quiz e outros
    • Imagens interativas

    Exemplos: Para ver exemplos de recursos interativos H5P, acesse https://h5p.org/content-types-and-applications

    eXeLearning

    eXeLearning

    eXe é a abreviatura de “eLearning XHTML editor” e um software de código aberto que disponibiliza, de maneira simples, a possibilidade de criar documentos HTML para aprendizagem. Basicamente, é uma ferramenta que auxilia professores e alunos a publicar qualquer tipo de conteúdo de aprendizagem na Web sem necessidade de ser proficiente nas linguagens de marcação de páginas HTML ou XML.

    O projeto eXeLearning é uma ferramenta de autoria disponibilizada gratuitamente, como software aberto (Open Source).

    Os recursos criados com eXeLearning podem ser exportados em diversos formatos:

    • IMS Content Package
    • IMS Common Cartridge forma
    • Página web simples
    • Sites web autocontidos
    • SCORM 1.2
    • Arquivo texto simples
    • Conjunto de anotações
  • Histórias contadas digitalmente através de filmes multimídia que podem incluir: fotografia, vídeo, animação, som, música, texto e muitas vezes uma voz narrativa. A narrativa digital, inglês se denomina Digital Storytelling, combina a força da narrativa e da tecnologia (MARINHOS, 2020).

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    Contar histórias é um meio eficaz que pode ser usado para capturar e compartilhar conhecimento tácito, aprimorar o aprendizado reflexivo e promover comunidades de prática.


    Para realizar plenamente o potencial de aprendizado da narrativa digital, as histórias devem ser compartilhadas entre os alunos, e os indivíduos precisam de oportunidades para refletir colaborativamente.

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    O processo de criação, compartilhamento e discussão de histórias digitais, portanto, pode ser uma ponte que liga conceitos abstratos a experiências pessoais que aprimoram a experiência de aprendizagem.

    A seguir apresentaremos alguns formatos de narrativas digitais:

  • A infografia é vista como recursos gráficos que enriquecem o texto tornando a informação visualmente atrativa, e que “implica filtragem da informação, estabelecer relações, diferenciar padrões e representá-los de uma forma que permitam ao leitor compreender que tal informação constrói algo com significado”.

    • Podem ser utilizados tanto no material didático como atividade proposta para o aluno;
    • Podem resumir artigos graficamente;
    • Necessitam de um roteiro prévio para serem produzidos.
  • Utilizados para apresentar casos clínicos. No exemplo, é possível clicar e obter informações onde se quer destacar alguns pontos do exame do paciente.

  • Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, e que utilizam REA nas suas aulas, que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta (INICIATIVA EDUCAÇÃO ABERTA, 2019).

    Embora o projeto e participação em um MOOC possa ser oferecido por uma universidade, os MOOC normalmente são gratuitos e não exigem pré-requisitos e podem ou não oferecer certificados de participação.

    O Campus Virtual Fiocruz oferece diversos cursos MOOCs relacionados às áreas de saúde e comunicação/divulgação da ciência. Neste momento de pandemia que estamos vivendo, cabe destacar o recém-lançado curso Covid-19 – Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. Devido à emergência de capacitação em nível nacional, a estratégia utilizada foi criar um MOOC que teria a possibilidade de alcançar a ampla rede de profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 (FIOCRUZ, 2020). A proposta foi concebida priorizando recursos educacionais abertos, reunindo textos, vídeos com especialistas, casos clínicos e conta com avaliação por módulo e certificação. Atualmente, o curso conta mais de 40 mil inscritos, sendo o mais acessado no Campus Virtual Fiocruz (clique aqui para acessar o número atualizado de participantes em tempo real).

    Acesse os MOOcs da Fiocruz em https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/

Habilidades Digitais Docentes

Você consegue relacionar quais habilidades você já possui?

Quais ainda precisa aprimorar para desenvolver sua competência digital como docente? E para produzir recursos educacionais abertos?

Abaixo listamos as principais competências digitais:

Fonte: Freepik

Saiba mais:

Caso queira mapear suas competências digitais e conhecer caminhos para as melhores práticas de tecnologia aplicada à aprendizagem dos alunos, acesse a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores do Guia Edutec.

Ferramentas úteis

Webconferências/Webinar

Jitsi

Eztalks

Editor de imagens/Infográficos

Gimp

Fotor.com

Porftólio / Diário de Aprendizagem

Wordpress

Google sites

Padlet

Apresentações interativas, Quizz, enquetes

H5P

Google Forms

Ferramenta de autoria

Exelearning

H5P

Conclusão

Nesta segunda aula, foram abordados os diversos tipos de recursos disponíveis e algumas ferramentas que podem viabilizar a criação de REA.

A combinação de diversas estratégias de aprendizagem e recursos pode tornar mais rico o processo de aprendizagem e possibilitar o alcance dos objetivos educacionais com maior sucesso.

A tecnologia aplicada à educação tem muitas possibilidades e caminhos. Explore, aprenda e não tenha medo de experimentar!

Na próxima aula, você aprenderá como usar e compartilhar REA.

Parceiros:
Logo da Escola Corporativa da Fiocruz
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