Série 4 | Curso 1

Educação Aberta

Aula 2

Educação Aberta: o que significa 'aberto' em educação?

Nesta aula vamos explorar um pouco mais o conceito da abertura da educação, tanto em seus aspectos políticos quanto técnicos.

Esperamos que ao final desta aula você possa:

  • Compreender o conceito de Educação Aberta e políticas relacionadas.
  • Conhecer as práticas de Educação Aberta e sua importância para o acesso aberto ao conhecimento.
  • Compreender as diferentes dimensões da Educação Aberta.

O que é Educação Aberta

O termo Educação Aberta é utilizado na literatura há décadas, expressando muitas vezes formas inovadoras de educação, modelos pedagógicos revolucionários ee, mais recentemente, relacionado ao movimento de acesso aberto.

No entanto, embora a utilização de recursos educacionais abertos seja uma maneira de se fazer Educação Aberta, o conceito não se restringe a Recursos Educacionais Abertos (REA). Portanto é comum a associação do termo Educação Aberta a várias interpretações.

Lewis e Spencer (1986) definem a Educação Aberta como um termo utilizado para descrever cursos flexíveis, desenvolvidos para atender necessidades individuais; que visam remover as barreiras de acesso à educação tradicional, e sugerem uma filosofia de aprendizagem centrada no aluno (SANTOS, 2012).

Fonte: Freepik

Atualmente, a Educação Aberta passou a ser entendida também a partir da relação com o uso das tecnologias digitais e recursos educacionais abertos.

Outro componente importante nessa discussão são as Práticas Educacionais Abertas (PEA), conceito divulgado pelo projeto The Open Quality Initiative – Opal (Opal, 2010).

Práticas Educacionais Abertas são um conjunto de atividades e práticas de apoio à criação, uso e reúso de
recursos educacionais abertos.

CONOLE, 2010, para OPAL

Práticas Educacionais Abertas incluem:

  • Atores sociais que estejam engajadosna criação, no uso, reúso e apoio às práticas que envolvem recursos educacionais abertos,, incluindo tomadores de decisão em vários níveis.
  • Artefatos mediadores que podem ser usados para criar e apoiar a disponibilização e o compartilhamento de recursos educacionais abertos, ou seja, ferramentas e tecnologias.
  • Os contextos sociais nos quais os recursos educacionais abertos se apresentam (SANTOS, 2012).

A Educação Aberta se caracteriza por um conjunto de práticas, com enfoques específicos, que dependem do contexto, do sistema de aprendizagem e do momento histórico. Não exaustivamente, essas práticas estão relacionadas a um ou mais dos seguintes itens:

Além desses itens, podemos incluir aspectos que são interdependentes de outras práticas para efetivamente constituírem Educação Aberta.

Práticas pedagógicas centradas no aluno

Utilização de materiais educacionais criados por estudantes

O acesso aberto a repositórios de pesquisas científicas e a utilização de software de código aberto para fins educacionais. (SANTOS,2012)

Agora, vamos conhecer uma experiência internacional de Educação Aberta. No vídeo abaixo, a Andreia Inamorato dos Santos, pesquisadora no Joint Research Centre da Comissão Europeia, apresenta uma breve explicação do Referencial Europeu de Educacão Aberta e as 10 dimensões da Educação Aberta.

Vídeo 1 - Referencial Europeu de Educação Aberta - OpenEdu Framework

Fonte: Andreia Inamorato

Saiba mais

Saiba mais sobre o Referencial Europeu de Educação Aberta - OpenEdu Framework (em inglês) nesta URL.

Em resumo, podemos afirmar que, apesar da abrangência do termo Educação Aberta, o movimento normalmente engloba a adoção de recursos educacionais sem restrições, ferramentas e práticas que empregam uma estrutura de compartilhamento aberto para melhorar o acesso e a eficácia educacional em todo o mundo.

O objetivo desse movimento é democratizar o acesso à educação e ampliar a disseminação do conhecimento nas escolas e instituições de ensino. Ainda de acordo com a Declaração REA (UNESCO, 2012), o incentivo ao uso de recursos abertos na sala de aula é uma forma de contribuir com a inclusão social na escola, além de melhorar a qualidade da aprendizagem de alunos com necessidades específicas. (PINTO, 2019)

Vídeo 2 - Unesco Educação

Fonte: UNESCO Educação

Políticas públicas

Falar de Educação Aberta é também analisar os impactos de uma Política Pública de Recursos Educacionais Abertos (REA) no processo de formação, a partir das possibilidades e desafios colocados pelas tecnologias digitais (educacionais e comunicacionais). Além disso, precisamos impulsionar a formulação de políticas institucionais, governamentais e diretrizes de Educação Aberta condizentes com bases curriculares e programas educacionais.

Para isso, precisaremos considerar os limites impostos pela apropriação do conhecimento, pelas normas de direitos autorais e o cenário atual de “capitalismo cognitivo”, pois a extensão de direitos de propriedade para o âmbito da produção intelectual amplia e aprofunda relações capitalistas de mercado para áreas que até então constituíam uma reserva social (ALBAGLI, 2014).

Política de Educação Aberta foi tema de uma mesa de debate, no encontro de representantes da educação e pesquisadores do Mercosul, em 2018. A reunião foi voltada à construção de propostas e políticas públicas para o avanço dos Recursos Educacionais Abertos (REA).

Fonte: Freepik

Dimensões da Educação Aberta

Ao pensar na abertura de um recurso, além do acesso é preciso considerar a capacidade de modificar e usar materiais, informações e redes, de modo a oferecer uma educação personalizada para os usuários ou entrelaçar recursos de novas formas e para públicos diversos.

Em relação à capacidade de acessar, participar e alavancar todos os benefícios da Educação Aberta, destacamos a seguir algumas dimensões e práticas que servem como um bom ponto de partida para explicar a natureza da Educação Aberta.

  • Permite que as pessoas acessem e participem, independentemente de sua localização física/geográfica, desde que tenham os meios (por exemplo, computador, smartphone, acesso à Internet) para se conectarem aos recursos.

  • Permite que as pessoas acessem e participem, independentemente da hora do dia, do mês ou do ano, nem das considerações de tempo de outras pessoas. Em outras palavras: na Educação Aberta, não é preciso que a comunicação seja síncrona, como acontece no modelo tradicional de educação superior.

    • As taxas de matrícula de mensalidades são isentas.
    • Sem a necessidade de comprovar/apresentar requisitos ou qualificações prévias para ingressar.
    • Conteúdo e plataformas acessíveis para portadores de alguma deficiência física ou desvantagem social.
    • Provisão de Recursos Educacionais Abertos.
  • Os alunos são livres para selecionar os cursos e outros recursos educacionais que acreditam ser mais benéficos para eles. Dentro das restrições estruturais da plataforma educacional e das políticas e regras de uso, os alunos são livres para determinar quando e como vão acessar e participar, bem como podem determinar quais resultados querem encontrar.

    Fonte: Santos (2012) e Blessinger & Bliss(2016).

Fonte: Santos (2012) e Blessinger & Bliss(2016)

Essas dimensões ressaltam características importantes da Educação Aberta em relação ao ensino superior, a cursos livres ou de pós-graduação, com destaque para: a flexibilidade no modelo pedagógico, no acesso do aluno aos cursos e no que passou a ser denominado de trajetória acadêmica ou escolha da trilha de aprendizagem do aluno.

Veja estes exemplos que se enquadram nas diferentes dimensões apresentadas: as universidades abertas em diferentes países, onde há acesso simplificado ou aberto nas admissões em processos seletivos. E também cursos no modelo MOOC - Massive Open Online Course, entre os quais há alguns que tiveram grande impacto nos modelos pedagógicos e na escala alcançada de alunos, impulsionando diversas iniciativas em instituições tradicionais de ensino.

É o caso da Universidade Britânica The Open University (UK), fundada em 1969, que se tornou o principal modelo de educação aberta do mundo. E de universidades e institutos como Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade de Harvard, Stanford, Oxford, que passaram a utilizar de plataformas ou ambientes virtuais de aprendizagem para facilitar a inserção dos alunos na vida acadêmica, como o Edx, Coursera, Moodle. No Brasil, a partir de 2005, temos a Universidade Aberta do Brasil, com foco principal no acesso ao ensino superior e a utilização de polos EAD descentralizados pelo país.

Os diferentes tipos e metodologias de aprendizagem na educação a distância, com os princípios da Educação Aberta e recursos educacionais serão tratados na Aula 4 - Educação Aberta e Educação a Distância: modelos, desafios e perspectivas.

A Educação Aberta também diz respeito a garantir acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência. De acordo com Barbosa, a presença das novas tecnologias, como mediadoras de relações de ensino e aprendizagem, traz para o cenário da educação a distância ferramentas potencializadoras que renunciam à lógica da exclusão. (BARBOSA, 2018)

O governo brasileiro tem algumas leis e diretrizes para acessibilidade na educação. Instituições como a Fiocruz instituíram seus comitês e políticas de acessibilidade.

Fonte: Unsplash

Saiba mais
  • Na UFRJ existe um Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva. Para conhecer um pouco mais esse trabalho, clique aqui.
  • A Fiocruz instituiu um Comitê de Acessibilidade e uma Política Institucional de Acessibilidade. Acesse aqui.

Conclusão

Chegamos ao final da Aula 2. Destacamos os seguintes pontos nesta aula:

  • A Educação Aberta não possui um conceito único. Suas definições vêm evoluindo ao longo da história e do desenvolvimento das tecnologias.
  • Na prática da Educação Aberta devemos considerar diferentes princípios: acesso aberto, abertura de conteúdo, acessibilidade e métodos e práticas pedagógicas centradas no aluno.
  • Para implementar a Educação Aberta é imprescindível o desenvolvimento e uso de Recursos Educacionais Abertos (REA).
  • Um dos pilares da Educação Aberta se baseia no acesso aberto ao conhecimento científico e à pesquisa.
  • É necessário incentivar o uso de tecnologias digitais e formatos abertos.

Também é muito importante ressaltar a elaboração e adoção de políticas públicas de educação aberta, políticas institucionais sobre o uso e acesso aos recursos educacionais e o incentivo às práticas colaborativas e abertas na educação.

Na próxima aula veremos como uma instituição como a Fiocruz está trabalhando com o tema Educação Aberta e Recursos Educacionais, por meio da implantação de políticas e plataformas educacionais abertas.

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