Aula 8
Boas práticas em ciência aberta
Agora que já conhece os principais conceitos e componentes da Ciência Aberta, é útil que entenda como os pode aplicar. Neste módulo apresentam-se alguns passos práticos, bem como ferramentas e recursos, para tornar sua pesquisa mais aberta.
Ao concluir esta aula, você irá:
- Conhecer boas práticas em ciência aberta;
- Estar preparado para atender às expectativas relacionadas à abertura de financiadores, editores e colegas.
Boas práticas...
A Ciência Aberta corresponde às melhores práticas científicas e promove a qualidade e a eficiência da pesquisa e da ciência. Assim, de modo a promover a Ciência Aberta e tirar o maior proveito da sua pesquisa, é necessário o envolvimento de todos os intervenientes, desde os pesquisadores, passando pelas instituições de ensino, cidadãos, empresas e agências de fomento.
Ao longo dos módulos anteriores demos algumas ideias sobre os benefícios da abertura do processo e resultados de pesquisa, e como essa abertura pode ser realizada, que iremos sumarizar neste módulo.
Assim, o pesquisador pode adotar e advogar as seguintes boas práticas no seu processo de pesquisa:
- Publicar em acesso aberto: publicações, dados, métodos, software;
- Colocar estes resultados de pesquisa em repositórios - institucionais ou disciplinares - que garantam a sua integridade e preservação;
- Sempre que possível, usar formatos abertos, software open-source e normas e interfaces abertas;
- Usar licenças abertas, por ex. CC0 ou CC-BY;
- Garantir a citação clara e correta de todas as fontes utilizadas;
- Registar e descrever workflows, equipamentos e infraestruturas utilizadas no processo de pesquisa;
- Produzir metadados para descrição dos resultados de pesquisa, assegurando a sua replicabilidade;
- Promover a interoperabilidade;
- Atribuir licenças e identificadores permanentes para partilha e uso da informação;
- Verificar que as exigências da entidade de fomento são cumpridas;
- Assegurar a ligação à sociedade e às empresas, de modo a que todos os que o desejem possam participar do desenvolvimento das pesquisas e delas beneficiar.
Como habilitar legenda em Português no Youtube?
Para ativar a exibição da legenda em português no Youtube, siga o seguinte passo-a-passo:
1) Clique no ícone de legenda/closed caption, para habilitar a legenda.
2) Em seguida, clique no ícone de engrenagem e selecione a opção "Legenda/CC" (ou "Subtitle/CC", caso suas opções de menu estejam em inglês).
3) Selecione a opção "Traduzir Automaticamente" (ou "Auto-translate", caso suas opções de menu estejam em inglês).
4) Na lista de idiomas exibida, escolha o português
5) Pronto! Sua legenda já foi modificada para o português!
Referências bibliográficas
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Aula 1 | Introdução à Ciência Aberta
- ANTUNES, Maria da Luz. Glossário de Ciência Aberta. Lisboa: República Portuguesa. Disponível em: https://www.ciencia-aberta.pt/glossario.
Acesso em: 07 jul. 2021. - FOSTER. 10 razões para a ciência aberta. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/a8bd7c_2a8c57f2c5664d68a00569bc2a0343ea.pdf.
Acesso em: 2 jun. 2021. - FOSTER. Open Science Definition. Disponível em: https://www.fosteropenscience.eu/foster-taxonomy/open-science-definition.
Acesso em: 2 jun. 2021. - FOSTER. Open Science: taxonomy. Disponível em: https://www.fosteropenscience.eu/foster-taxonomy/open-science.
Acesso em: 2 jun. 2021. - FOSTER. What is Open Science?: introduction. Disponível em: https://www.fosteropenscience.eu/content/what-open-science-introduction.
Acesso em: 2 jun. 2021. - RCAAP. Ciência Aberta: Eloy Rodrigues. abr. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i9gWw0CvD5A.
Acesso em: 2 jun. 2021. - RCAAP. CONFOA: ciência aberta. Disponível em: https://vimeo.com/237718228.
Acesso em: 2 jun. 2021.
- ANTUNES, Maria da Luz. Glossário de Ciência Aberta. Lisboa: República Portuguesa. Disponível em: https://www.ciencia-aberta.pt/glossario.
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Aula 2 | Acesso Aberto
- BUDAPESTE OPEN ACCESS INICIATIVE. Read the Budapest Open Access Initiative. 2002. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/.
Acesso em: 04 jun. 2021. - CIÊNCIA ABERTA. O que é acesso aberto? Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/a8bd7c_503bd4fcaa3d45f79a1a9702acad94f7.pdf.
Acesso em: 04 jun. 2021. - DOAJ. The Directory of Open Access Journals. Disponível em: https://doaj.org/.
Acesso em: 04 jun. 2021. - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Arca: Repositório Institucional da Fiocruz. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/.
Acesso em: 04 jun. 2021. - OpenDOAR. Disponível em: http://www.opendoar.org/.
Acesso em: 04 jun. 2021. - SHB ONLINE. What is Open Access. out. 2017. https://www.youtube.com/watch?time_continue=301&v=gzRgknylTEM.
Acesso em: 04 jun. 2021.
- BUDAPESTE OPEN ACCESS INICIATIVE. Read the Budapest Open Access Initiative. 2002. Disponível em: https://www.budapestopenaccessinitiative.org/.
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Aula 3 | Dados de pesquisa abertos
- 5 OPEN DATA. Disponível em: https://5stardata.info/en/.
Acesso em: 04 jun. 2021. - CIÊNCIA ABERTA. Pedro Príncipe. abr. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WVRXRCvWKSw&t=2s.
Acesso em: 04 jun. 2021. - RCAAP. CONFOA: dados abertos. 2018. Disponível em: https://vimeo.com/237718271.
Acesso em: 04 jun. 2021. - WILKINSON Mark D.; DUMONTIER, Michel; MONS, Barend. The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship. Scientific Data, v. 7, n. 160018, mar. 2016. DOI: 10.1038/sdata.2016.18. Disponível em: https://www.nature.com/articles/sdata201618.
Acesso em: 04 jun. 2021.
- 5 OPEN DATA. Disponível em: https://5stardata.info/en/.
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Aula 4 | Workflows Abertos
- CIÊNCIA ABERTA. As implicações da ciência aberta no processo de investigação científica. Disponível em: http://websectes.fccn.pt/MOOC-CA-modulo3/mtodos.html.
Acesso em: 04 jun. 2021. - FOSTER. Open Science and Research Workflow. Delft: NewMedia Centre, aug. 2015. Disponível em: https://youtu.be/aOhQZIQ9iVQ.
Acesso em: 4 jun. 2021. - HONG, Neil Chue. FAIR Software?: how can we make easier to find, access, deposit and reuse software. Software Sustainability Institute. dec. 2017. Disponível em: https://media.ed.ac.uk/media/0_p03epvcf.
Acesso em: 04 jun.2021. - SOfTWARE SUSTAINABILITY INSTITUTE. Writing and using a software management plan. Disponível em: https://www.software.ac.uk/resources/guides/software-management-plans.
Acesso em: 04 jun. 2021. - WIKIPEDIA. File: OSSD prodess datadiagrama.png. Process-data diagram of Open source software development. apr. 2006. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:OSSD_process_data_diagram.png.
Acesso em: 04 jun. 2021. - WIKIPEDIA. List of free and open-source software packages. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_free_and_open-source_software_packages.
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- CIÊNCIA ABERTA. As implicações da ciência aberta no processo de investigação científica. Disponível em: http://websectes.fccn.pt/MOOC-CA-modulo3/mtodos.html.
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Aula 5 | Ciência Cidadã
- CITIZENSCIENCE.ORG. The power of citizen science. Disponível em: http://citizenscience.org/.
Acesso em: 04 jun. 2021. - EUROPEAN CITIZEN SCIENCE ASSOCIATION. Dez princípios da ciência cidadã. Citizen Science: Lisboa, dez, 2015. Disponível em: https://ecsa.citizen-science.net/wp-content/uploads/2020/02/ecsa_ten_principles_of_cs_portuguese.pdf.
Acesso em: 04 jun. 2021. - JURANDIR, Junior. Guardiões da Chapada. Vimeo, 2017. Disponível em: https://vimeo.com/218991252.
Acesso em: 04 jun. 2021. - SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA (SiBBr). Ciência Cidadã. Disponível em: https://www.sibbr.gov.br/.
Acesso em: 04 jun. 2021.
- CITIZENSCIENCE.ORG. The power of citizen science. Disponível em: http://citizenscience.org/.
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Aula 6 | Inovação Aberta
- 100 OPEN Startups. Disponível em: https://www.openstartups.net/br-pt/.
Acesso em: 04 jun.2021. - CHOOSE an open source license. Disponível em: https://choosealicense.com/.
Acesso em: 04 jun. 2021. - GITHUB. Open Science Training Handbook PT: licenciamento aberto e formatos de ficheiros. Disponível em: https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_PT/blob/master/02IntroducaoaCienciaAberta/06Licenciamento_Aberto_e_Formatos_de_Ficheiros.md.
Acesso em: 04 jun. 2021. - GRUPO FLEURY. Movimento Open Startups. 100 Open Startups, set. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OEZriBwJl5w&list=PLabHAShjn8gdNL3VSZD0Lz6DqfzuKoNbj.
Acesso em: 04 jun. 2021. - RAHMAN, Hakikur, RAMOS, Isabel. Open Innovation in SMEs: from Closed Boundaries to Networked Paradigm. Issues in Informing Science and Information Technology, v. 7, p. 471-487, 2010. Disponível em: http://iisit.org/Vol7/IISITv7p471-487Rahman792.pdf.
Acesso em: 31 mai. 2021. - RRI for Business and Industry. RRI Tools, nov. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FZhsvxmq8X4.
Acesso em: 04 jun. 2021. - SÃO SIMÃO, Fátima; NOBRE, Teresa. Creative Commons Toolkit for Business: the 6 Benefits Explained in Detail. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1rDLqZ95fatIAz-17efwJL7oXz9Y48peExZF4y4EQNks/edit.
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- 100 OPEN Startups. Disponível em: https://www.openstartups.net/br-pt/.
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Aula 7 | Educação Aberta
- ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud. Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. 312 p. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/1060/1/Ciencia%20aberta_questoes%20abertas_PORTUGUES_DIGITAL%20(5).pdf.
Acesso em: 31 mai. 2021. - MANTOVANI, Osmar; DIAS, Maria Helena Pereira; LIESENBERG, Hans. Conteúdos abertos e compartilhados: novas perspectivas para a educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 257-276, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NG5PpGWH9SdkcmDjN3PbRjd/?lang=pt&format=pdf.
Acesso em: 31 mai. 2021. - MÉSZÁROS, István. The necessity of social control. NYU Press: New York, 2014. 328 p. Disponível em: https://nyupress.org/9781583675403/the-necessity-of-social-control/.
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- ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud. Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. 312 p. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/1060/1/Ciencia%20aberta_questoes%20abertas_PORTUGUES_DIGITAL%20(5).pdf.
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Aula 8 | Boas práticas em ciência aberta
- WHAT is Open Research?. Wellcome Trust, jul. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iE7N3jgF4nU.
Acesso em: 04 jun. 2021. - WHY open research. Shuttleworth foundation. Disponível em: http://whyopenresearch.org/index.
Acesso em: 04 jun. 2021.
- WHAT is Open Research?. Wellcome Trust, jul. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iE7N3jgF4nU.
Créditos
Ministério da Saúde
- Luiz Henrique Mandetta
Ministro
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação
- Marcos Pontes
Ministro
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
- Nísia Trindade Lima
Presidente
Vice-Presidência Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC)
- Cristiani Machado
Vice-Presidente
Coordenação de Informação e Comunicação
- Paula Xavier dos Santos
Coordenadora
Campus Virtual Fiocruz
- Ana Cristina da Matta Furniel
Coordenadora
Escola Corporativa Fiocruz
- Carla Xavier dos Santos Kaufmann
Diretora
Universidade do Minho
- Eloy Rodrigues
Diretor dos Serviços de Documentação
Coordenadores acadêmicos
- Eloy Rodrigues – Universidade do Minho
- Paula Xavier dos Santos – Fiocruz
Coordenadores de produção
- Ana Cristina da Matta Furniel – Campus Virtual Fiocruz
- Carla Xavier dos Santos Kaufmann – Escola Corporativa Fiocruz
Designers Educacionais
- Ana Paula Bernardo Mendonça – Campus Virtual Fiocruz
- Maria Luiza Panza Bruno – Escola Corporativa Fiocruz
Conteudistas:
- Aula 1 | Introdução à Ciência Aberta,
Aula 2 | Acesso Aberto,
Aula 3 | Dados de pesquisa abertos,
Aula 4 | Workflows Abertos,
Aula 5 | Ciência Cidadã,
Aula 6 | Inovação Aberta &
Aula 8 | Boas práticas em ciência aberta
Eloy Rodrigues, Antónia Correia, José Carvalho & Pedro Príncipe (Universidade do Minho) - Aula7 | Educação Aberta
Ana Cristina da Matta Furniel, Ana Paula Bernardo Mendonça & Rosane Mendes (Campus Virtual Fiocruz)
Designer de Interface:
- Luciana Nunes
Apoio Técnico:
- Eduardo Xavier da Silva (Campus Virtual Fiocruz)