Aula 7
Educação Aberta
Objetivos educacionais: :
Introdução
O termo Educação Aberta é utilizado na literatura há décadas, expressando muitas vezes formas inovadoras de educação, modelos pedagógicos revolucionários e mais recentemente relacionado com movimentos de acesso aberto. Lewis e Spencer (1986) definem a educação aberta como um termo utilizado para descrever cursos flexíveis, desenvolvidos para atender necessidades individuais; que visam remover as barreiras de acesso à educação tradicional, e sugerem uma filosofia de aprendizagem centrada no aluno (SANTOS, 2012).
Duas das principais características da educação aberta superior são:
Flexibilidade na admissão de estudantes
Acesso à educação formal sem custo para o estudante
Educação aberta pode ser entendida de várias formas, porém, em todas as suas definições e aplicações, há um conjunto de práticas que tendem a caracterizá-la. Essas práticas têm enfoques específicos dependendo do contexto, do sistema de aprendizagem e do momento histórico.
Não exaustivamente, elas estão relacionadas a um ou a vários dos seguintes itens:
Além desses itens, podemos incluir outros aspectos que são interdependentes de outras práticas para efetivamente constituírem educação aberta. Por exemplo, práticas pedagógicas centradas no aluno, a utilização de materiais educacionais criados por estudantes, o acesso aberto a repositórios de pesquisas científicas e a utilização de software de código aberto para fins educacionais.(SANTOS,2012)
Desde a década de 70 a discussão sobre Educação aberta relaciona-se também a práticas de ensino coerentes com uma visão de sociedade mais libertária e democrática.
A educação não é um negócio, é criação
István Mészaros
Para o autor dessa frase, István Mészaros, devemos reafirmar a educação na sua natureza de qualificar para a vida e não para o mercado. Pensando nessa concepção de educação:
O simples acesso à escola não garante uma educação de qualidade e nem mesmo o acesso ao conhecimento. Para o autor as ações vão muito além dos espaços da sala de aula (MÉSZAROS, 2014).
O debate e as iniciativas em torno do acesso aberto ao conhecimento vêm crescendo nos últimos anos, e se expande para outras áreas. Podemos afirmar que as questões referentes ao acesso aberto se relacionam com a ciência e a educação. E no campo da educação, com a oferta de cursos na web e com o direito de se utilizar recursos educacionais abertos.
A Educação Aberta
Neste cenário ganha espaço a ampliação da discussão para as possibilidades e obstáculos de uma ciência aberta e uma educação aberta. Para alguns autores, essa questão está colocada ao se discutir modelos de desenvolvimento, uma vez que os pobres são certamente os mais afetados pelos sistemas de apropriação privada do conhecimento, principalmente em áreas sensíveis, como a de medicamentos, agricultura e alimentação (ALBAGLI, 2014). Estamos diante de novas perspectivas para uma antiga questão, o direito ao conhecimento, enquanto direito do cidadão ao acesso à educação, ao saber. Pode-se afirmar que o debate atual sobre o direito ao conhecimento torna-se um dos temas centrais na construção da democracia nas sociedades contemporâneas.
Ampliar o acesso ao saber demanda esforços de natureza política, implicações ideológicas e enfrentamentos no campo do direito, mais especificamente de direitos autorais. Neste contexto de contradições e antagonismos, vimos crescer a defesa por uma educação aberta e pelo uso de recursos educacionais abertos.
Recursos educacionais abertos podem ser considerados componentes (ou estratégias/práticas) da educação aberta, que é praticada atualmente dentro de uma perspectiva de compartilhamento de conteúdo digital com licença de uso aberta.(SANTOS,2012)
No centro desse debate entre a promoção da educação aberta e a proteção por propriedade intelectual, desdobram-se na verdade os interesses econômicos de editoras, instituições de ensino particulares, e muitas vezes atingem o ensino público em geral, e especialmente o universo da pós-graduação, especialização ou formação profissional continuada.
O debate sobre acesso aberto deve ser ampliado, o conteúdo científico e didático compõe uma “educação aberta” e aponta diferentes cenários e definições sobre o papel da ciência. Existe um consenso sobre a importância da educação nas sociedades e sua prioridade. Partindo dessa premissa, a escola ou qualquer instituição de ensino pode, portanto, ser vista como um “bem comum” (MANTOVANI; DIAS; LIESENBERG. 2006).