Série 1 | Curso 1

O que é Ciência Aberta?

Aula 6

Inovação Aberta

Este curso ajuda você a entender os modelos de negócios abertos e a pesquisa e inovação responsável (RRI) e ilustra como eles podem promover a inovação. No final do curso, você irá:

  • Compreender os principais conceitos e valores dos modelos de negócios abertos e a pesquisa e inovação responsáveis;
  • Saber como planejar suas atividades de inovação;
  • Ser capaz de usar licenças Creative Commons em negócios
  • Entender novas políticas de transferência de tecnologia Sob a influência da Ciência Aberta

Inovação Aberta


A Inovação Aberta baseia-se na ideia que colaborando com os outros, reutilizando os resultados de outros e permitindo que outros usem e melhorem os nossos resultados, todos beneficiam:

Inovação aberta é um termo criado para as indústrias e organizações que promovem idéias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado

Fonte: Wikipedia

A inovação aberta pode abranger o gerenciamento e a acumulação de idéias, conhecimentos, licenças, propriedade intelectual, patentes e invenções. Em termos de inovação, pode-se considerar inovação pelo usuário, inovação de marketing, inovação cumulativa e inovação distribuída. Assim, a inovação aberta corresponde a uma série de abordagens de inovação cujo elemento base é a inovação feita além dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento das organizações. Em outras palavras, inovação aberta incorpora esforços conjuntos de iniciativas internas à organização e uma possível terceirização ou combinação de várias entradas advindas do ambiente externo, durante o processo de concepção e desenvolvimento dos produtos

Fonte:(Rahman e Ramos, 2010)

Principais vantagens e riscos da Inovação Aberta

Principais benefícios para as Empresas
  • Redução nos custos de pesquisa e desenvolvimento
  • Melhorias na produtividade
  • Envolvimento dos clientes desde o início do processo de desenvolvimento
  • Maior direcionamento para as necessidades do mercado
  • Sinergias entre desenvolvimentos internos e externos
  • Potencial para marketing viral
Principais Desafios
  • Quebra de sigilo
  • Perda de vantagem competitiva
  • Aumento da complexidade na gestão do projeto
  • Incorporação dos contributos de colaboradores externos
  • Realinhamento de estratégias de inovação a fim de maximizar o retorno da inovação externa

De modo a proteger a propriedade intelectual e minimizar alguns destes riscos, o seu detentor deve expressar as condições sob as quais o material pode ser utilizado, e uma boa forma de o fazer é aplicando uma licença.

Uma licença é um documento legal que concede direitos específicos ao utilizador para reutilizar e redistribuir um material licenciado sob determinadas condições. Qualquer direito não concedido por defeito pelo licenciador através da licença pode ser posteriormente solicitado. As licenças podem ser aplicadas a qualquer material (por exemplo: som, texto, imagem, multimédia, software) que tenha alguns direitos de exploração ou uso.


Uma licença é construída de acordo com os regulamentos de direito de autor e direitos conexos existentes, pelo que pode variar de acordo com a legislação nacional.

Um exemplo de licenças que podem ser adaptadas aos negócios é o das licenças Creative Commons. As licenças CC podem ser combinadas de modo a permitir uma maior ou menor utilização dos conteúdos licenciados.

Existem 4 licenças básicas que podem ser combinadas entre si, totalizando 7 opções de licenciamento:

Tipos de Licença

Nome e Símbolo Descrição

Atribuição (BY)
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes

Compartilha Igual (SA)
Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original

Não Comercial (NC)
Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais

Sem Derivações (ND)
Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma

Fonte: Adaptado de Wikipedia.



Sete licenças usadas regularmente

Símbolo & Descrição Sigla

Libera conteúdo globalmente sem restrições
CC0

Atribuição
BY

Atribuição + CompartilhaIgual
BY-SA

Atribuição + NãoComercial
BY-NC

Atribuição + SemDerivações
BY-ND

Atribuição + NãoComercial + CompartilhaIgual
BY-NC-SA

Atribuição + NãoComercial + SemDerivações
BY-NC-ND

Fonte: Adaptado de Wikipedia.



No Creative Commons Toolkit for Business pode encontrar vários exemplos da aplicação das licenças Creative Commons aos negócios. Abordaremos sobre Direitos Autorais no Curso 3 - Marcos Legais desta série.

A Inovação Aberta enquadra-se no movimento maior da Investigação e Inovação Responsáveis (RRI), que promove o envolvimento dos actores sociais (investigadores, cidadãos, decisores políticos, empresas, organizações do terceiro sector, etc.) no processo de investigação e inovação, a fim de melhor alinhar os processos e resultados com os valores, necessidades e expectativas da sociedade.

Dimensões da Pesquisa e Inovação Responsável para Negócios e Indústrias


Fonte: Adaptado de RRI Tools

Vídeo 7 - RRI for Business and Industry Legenda

Fonte: RRI Tools.

Implementação prática: Movimento 100 Open Startups

O movimento 100 Open Startups é uma rede que conecta comunidades e competições de startups com desafios e programas de inovação aberta propostos por grandes empresas e grupos de investidores através da criação de um contexto comum e processos de prospecção, combinação e cocriação em rede.

O movimento reúne cerca de 40 grandes empresas em torno de 20 grandes desafios: Cidades inovadoras; Sociedade da informação; Saúde e bem-estar; Educação do futuro; Indústria do futuro; Energia; Energia elétrica; Fármacos e cosméticos; Agro-negócios; Wearables; Gestão pública; Pequenas empresas; Varejo; Serviços financeiros; Construção; Alimentos; Esporte; Turismo e eventos; Moda e beleza; Plataformas científicas e tecnológicas.


Para saber mais, acesse: https://www.openstartups.net/br-pt/

Veja como o Grupo Fleury pode ajudar a desenvolver soluções inovadoras conectadas ao movimento Open Startups.

Vídeo 8 - GRUPO FLEURY | Movimento Open Startups

Fonte: 100 Open Startups.

Saiba mais:

Como leitura adicional, recomendamos:

Parceiros:
Logo da Escola Corporativa da Fiocruz
Logo da Universidade do Minho