Módulo 2 | Aula 2
Qualidade de dados e informação
Informação e qualidade de dados no campo da saúde coletiva
Existe um amplo reconhecimento da importância de utilizar informações de maneira mais eficaz para orientar políticas, programas e decisões operacionais na área da saúde coletiva. A tomada de decisões baseada em evidências implica o uso sistemático de informações para melhorar as decisões tomadas. Isso envolve a coleta e análise de evidências sobre os potenciais efeitos de diversas intervenções ou ações no campo da saúde pública (Mowat, 2007).

Nesse contexto, o debate sobre a qualidade dos dados e informações ganha importância, uma vez que quando os dados são imprecisos, incompletos ou desatualizados, as consequências podem gerar efeitos negativos no sistema de saúde, comprometendo a capacidade de prevenir doenças, responder a surtos e promover intervenções efetivas. Em um cenário onde os dados são deficientes, as autoridades de saúde enfrentam dificuldades significativas na identificação de tendências de saúde pública e estruturação dos serviços de saúde de forma que atenda as demandas da população de maneira efetiva.
Um estudo sobre as barreiras do uso da Informação em Saúde na tomada de decisão municipal apontou que as principais dificuldades encontradas foram relacionadas à cultura organizacional, fragmentação e inteligibilidade dos Sistemas de Informação em Saúde e a falta de estrutura, tanto tecnológica e humana (Quintes, 2016).
Essas dificuldades destacam a necessidade de avanços em relação a questões relacionadas à qualidade, como aspectos relacionados à acessibilidade, facilidade de compreensão, integração e integridade dos dados de saúde. Melhorar a qualidade da informação disponível não apenas fortalece a capacidade de formulação de políticas e planejamento estratégico, mas também aumenta a eficácia das intervenções de saúde pública. Além disso, investimentos contínuos em capacitação dos profissionais de saúde são essenciais para garantir que eles possam utilizar efetivamente as ferramentas e informações disponíveis para tomar decisões informadas e baseadas em evidências.