Bem Viver é uma proposta filosófica e política que parte dos povos indígenas, de suas práticas cotidianas, de suas experiências de vidas, de suas cosmologias e de seus modos de vida.
Módulo 4 | Aula 2 Saúde, Bem viver e Sistemas Médicos - o desafio de garantir a atenção diferenciada
Saúde
Você sabe o que é saúde e o que as pessoas fazem para se manterem saudáveis? O que as pessoas fazem quando estão doentes? E o que é doença? Já parou para pensar sobre esses conceitos, saúde e doença?
As respostas para essas perguntas mudam de acordo com a cultura e também ao longo da história de cada povo.
Segundo os estudos da Antropologia, há muitas respostas para essas perguntas. Então, quais respostas você daria para elas? Será que as respostas encontradas indicariam uma diversidade de saberes e de práticas de cura ou uma diversidade de conhecedores? É bem provável que sim!
Os diversos povos indígenas têm conceitos próprios de saúde, mas um ponto em comum que tem sido constantemente lembrado é que ter boa saúde é ter o território, é ter condições ambientais, sociais e espirituais que possibilitem o Bem Viver, ou seja, saúde e território estão conectados para os povos indígenas.
Vamos ler o relato de um Pataxó que fala da relação do território com a saúde:
“Agora mesmo estamos passando por um momento de luta que temos que se unir mais contra essas PL’s (Projetos de Lei) que vêm aí para dizimar o nosso povo, tirar nossos direitos, nossa saúde, e o mais precioso que é o nosso território, porque o índio sem o território ele é como um peixe sem a água, sem o rio, ele não vai conseguir viver, porque é de onde ele tira sua alimentação, de onde ele tira toda sua matéria para produzir os artesanatos para poder viver, é onde ele tira toda a parte da medicina natural” (Aponiã Pataxó, Oficina 2, Região Sudeste, em 13/08/2021).
Sugestão de vídeos que abordam o tema Bem viver para você assistir, refletir e compartilhar:
- “Bem viver um novo caminho” (2016) - realizado pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário). Neste vídeo, diferentes lideranças indígenas, colaboradores do CIMI e parceiros, abordam os significados do bem viver. (Duração: 21m42s)
- “A arte do Bem-Viver: Conversa com Kaká Werá” (2019) - vídeo realizado por Daniel Munduruku. Neste vídeo, Daniel Munduruku e Kaka Werá falam sobre o bem viver e sua importância para os dias atuais. (Duração: 10m15s)
Como podemos ver, há diversas versões desse Bem Viver, criadas por cada povo indígena e com vários nomes. Mas, todas essas configurações de Bem Viver têm algo em comum: estão baseadas em relações de respeito, em um código ético, que busca manter um equilíbrio social, ambiental e espiritual nos territórios.
Tudo isso nos leva a refletir sobre saúde e doença como acontecimentos que não se restringem ao adoecimento do corpo individual e não se restringem a um evento médico, mas podem envolver também eventos sociais e uma diversidade de agentes causadores.
Por isso, podemos falar que os conceitos de saúde e de doença para os povos indígenas são mais amplos e envolvem dimensões sociais, territoriais e espirituais. Isso é uma grande diferença, como as noções de saúde e de doença do modelo biomédico que orienta as ações dos profissionais de saúde no SUS e no SasiSUS, como veremos mais adiante.
Documentário: “Cabeça Seca” (Duração: 12m:12s)
“Cabeça Seca” é um documentário produzido por Tingui Filmes, do povo Tingui-Botó, que vive em Alagoas. Segundo os idealizadores é um “Documentário que traz consigo uma crítica construtiva perante a academia Eurocêntrica, convidando a pensarmos juntos sobre o que é ciência ancestral indígena”.
Fonte: Youtube