Saltar navegação

Sólidos Orais

As formas sólidas orais são as mais importantes formas farmacêuticas existentes no mercado.

Esta aula se baseia nos 3 processos clássicos de fabricação de sólidos orais. A granulação úmida, a granulação seca e a compressão direta.

A granulação úmida usada para tornar processável fármacos de pobre escoamento e densidade, não hidrolisáveis e não termolábeis é amplamente usada na indústria farmacêutica. Este processo é composto por várias etapas de produção.

Já a granulação seca é menos frequente na indústria farmacêutica, porém um processo alternativo para melhorar a processabilidade de fármacos de pobre fluxo e baixa densidade, passíveis de hidrólise e degradação térmica. É geralmente dependente do uso de tecnologia específica como a do compactador de rolos.

A compressão direta, sonho de consumo das indústrias farmacêuticas é muito desejada por ser um processo simples e de poucas etapas, mas totalmente dependente da qualidade de estado físico dos componentes da formulação.

Desta forma nesta aula serão mostrados os principais equipamentos e procedimentos envolvendo estes 3 processos clássicos desde a bancada até a escala industrial para a produção de comprimidos e cápsulas de qualidade. Trabalhar na etapa de desenvolvimento já com o pensamento de como será feito o escalonamento industrial é muito vantajoso e aumenta as chances do novo produto farmacêutico se estabelecer no mercado.

 

[Aula Desenvolvimento de sólidos 1] – Alessandra Viçosa

 texto

[Aula Desenvolvimento de sólidos 2] – Alessandra Viçosa

 texto



Clique aqui para baixar a apresentação.

 texto



 texto