Módulo 1 | Aula 1
Introdução à Lógica de Programação
Introdução
A lógica de programação é um conjunto de princípios e estruturas fundamentais que orientam a criação de algoritmos e programas de computador ou software. A lógica é considerada fundamental para quem quer começar a programar, porque é a base para escrever códigos que resolvem problemas de forma eficiente e clara.
Muitas pessoas acham que programar é escrever um monte de códigos indecifráveis, mas, na verdade, programar é apenas ensinar uma máquina a resolver problemas. No dia a dia, todos nós resolvemos problemas e tomamos decisões o tempo todo. A programação é uma maneira de automatizar e sistematizar essas decisões e atividades, criando comandos para que um dispositivo eletrônico realize tarefas sozinho. No entanto, é importante compreender que existe uma grande diferença entre aprender uma linguagem de programação e aprender a programar. Por isso, antes de falarmos propriamente sobre programação, vamos primeiro falar um pouco sobre lógica.
Em muitas ações do nosso dia a dia usamos lógica, ainda que intuitivamente. Quando saímos na rua e está chovendo, você LOGO pensa em pegar um guarda-chuva. Quando as temperaturas da sua cidade despencam abruptamente, LOGO você pensa: "preciso pegar um casaco!" Esses são exemplos de como, ao longo do seu dia, você enfrenta um problema e logo toma uma ação para achar uma solução. Ou seja, usando a LÓGICA!
Um outro exemplo de aplicação da lógica é que, quando aprendemos sobre números pares e ímpares na escola, descobrimos que, se dividirmos um número em duas partes iguais e o resultado for um número inteiro, sem sobras, estamos lidando com um número par. Por exemplo, se temos 10 laranjas e as dividimos igualmente em dois grupos de 5, sem sobrar nenhuma, concluímos que 10 é um número par. No entanto, se tentarmos o mesmo com 11 laranjas, cada grupo terá 5,5, e o resultado não é inteiro.
Com base nisso, podemos concluir que verificar o resultado da divisão é uma ótima maneira de identificar se um número é par ou ímpar. Para isso, podemos usar o operador módulo (%). Esse operador verifica se, ao dividirmos um número por 2, o resto é zero. Se for zero, o número é par; se for diferente de zero, o número é ímpar.
Na lógica de programação seguimos esse mesmo princípio, pois devemos pensar e resolver problemas por meio de uma sequência organizada de comandos e instruções. Ela é fundamental para o desenvolvimento de algoritmos e programas de computador. Com a lógica de programação, somos capazes de estruturar nossos pensamentos, identificar problemas, dividi-los em partes menores e encontrar as soluções mais eficazes.
Você conhece Augusta e a Máquina analítica?
A história da programação remonta ao século XIX, com as contribuições pioneiras de Ada Augusta, a Condessa de Lovelace, frequentemente reconhecida como a primeira programadora da história. Trabalhando ao lado de Charles Babbage, um matemático e inventor britânico, Ada escreveu algoritmos para a Máquina Analítica de Babbage, um dispositivo mecânico projetado para executar cálculos complexos. Embora a Máquina Analítica nunca tenha sido construída integralmente, a visão de Ada sobre seu potencial ia além da simples execução de cálculos aritméticos, imaginando que ela poderia ser programada para executar tarefas variadas, como criar música. Seu trabalho estabeleceu as bases para a ideia de programação, inspirando o desenvolvimento dos computadores modernos e a ciência da computação como a conhecemos hoje.