Módulo 4 | Aula 3 População LGBTQIA+

Introdução

Antes de avançarmos nos temas desta aula, é importante que você conheça ou relembre os conceitos presentes na sigla LGBTQIA+, são eles:

O conceito de sexo baseia-se na questão biológica, anatomofisiológica, para estabelecer uma perspectiva binária, de “macho” e “fêmea”. Já o conceito de gênero é mais amplo, trazendo fatores históricos, sociais e culturais que percorrem a vida das pessoas. O gênero é autoidentificado, ou seja, as pessoas, ao longo da sua vida e diante de suas experiências subjetivas que o definem, ou seja, cada pessoa determina sua identidade de gênero.

A orientação sexual é contrária à ideia de opção sexual, perceberemos que as pessoas têm diferentes formas e tipos de atração emocional, afetiva ou sexual por outras, que podem ser de gênero diferente do seu, do mesmo gênero ou de mais de um gênero, assim como ter relações íntimas e sexuais. Assim, temos conceitos importantes identificados pelas pessoas como:

Símbolos masculino e feminino entrelaçados

Heterossexual

Quando a atração ocorre por pessoas de outro gênero.

2 Símbolos masculino entrelaçados e 2 símbolos feminino entrelaçados

Homossexual

Quando a atração ocorre entre pessoas do mesmo gênero.

1 símbolo masculino entrelaçado com 1 masculino e 1 feminino e 1 símbolo feminino entrelaçado com 1 masculino e 1 feminino

Bissexual

Quando a atração ocorre por pessoas de mais de um gênero.

Símbolo assexual

Assexual

Quando não há atração sexual, podendo haver atração de tipo afetivo.

  • A existência de pessoas cisgênero, cuja experiência de gênero corresponde ao gênero designado ao nascimento.
  • Reconhecimento de que o modelo binário (que considera apenas homem ou mulher) é limitado para abordar as variabilidades de identidade e de expressões de gênero. Nesse sentido, os termos transgênero, transexual e travestis, fazem referência às pessoas que não se reconhecem como pertencentes ao gênero designado no nascimento.
  • Alguns grupos sociais reivindicam o termo não-binário em uma perspectiva ampliada ao conceito de transexualidade, que incluem:
Símbolos agênero

Pessoas agênero

Não se identificam com gênero algum.

Símbolo gênero fluido

Gênero fluido

Em alguns momentos se identificam com um gênero, em outros momentos com outro ou mesmo nenhum gênero.

Símbolo Queer

Queers

A tradução da palavra Queer significa estranho, mas a comunidade LGBTQIA+ se apropriou do termo como uma maneira de nomear todas as pessoas que não se encaixam na heteronormatividade e na cisnormatividade.

Agora que você já aprendeu os conceitos presentes na sigla LGBTQIA+, conheça o significado de cada letra desta sigla:

Infográfico representando os significados a partir da representação de cada letra da sigla LGBTQIA+.

Lésbicas, Gays e Bissexuais

Um dos conceitos-chave aqui é o da orientação sexual.

Nesse grupo as pessoas diferem da perspectiva da heterossexualidade.

Transexuais, Travestis, Homens trans e Mulheres trans

Aqui os conceitos da identidade e expressão de gênero são pontos-chave.

Queers (não-binários), Agêneros, Pansexuais, Assexuais

Incorporam-se pessoas com outras identidades de gênero e de orientação sexual abordadas até aqui.

O modelo binário é muito limitado para descrever as variabilidades da sexualidade humana.

Intersexo

A intersexualidade é um termo guarda-chuva que descreve a condição biológica de pessoas que nascem com variações da anatomia reprodutiva e/ou sexual.

Como podem notar, as letras se referem a experiências sexuais e de gênero particulares. No entanto, elas estão reunidas na sigla LGBTQIA+ por indicar um coletivo de pessoas que compartilham situações de estigma e discriminação.

Para entender essa situação, vale lembrar que as expressões que divergem das normas heterossexuais e de gênero são fortemente estigmatizadas; assim como determinados agravos relacionados com a prática sexual. Tais fatos merecem atenção dos trabalhadores em saúde pela frequente associação das pessoas LGBTQIA+ com certas enfermidades, seja por meio de reprodução de discursos e imagens do sentido comum ou mesmo da prática e conhecimento de cientistas e especialistas da área da saúde.

Para escutar...

Podcast Conceitos de diversidade sexual, apresentado por Dionne Freitas.

Para assistir...

Confira o vídeo Visibilidade trans e intersexo | Conexão

Fonte: Youtube

Sinopse: Mais de 60% dos brasileiros LGBTQIA+ escondem o gênero e a sexualidade no ambiente de trabalho. O que esse dado revela sobre a nossa cultura?

Para escutar...

Ouça com Fran Demétrio, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, sobre Diversidade, Diferença e Democracia

Este episódio apresenta um diálogo sobre os conceitos de sexo, identidade de gênero, orientação sexual, raça/cor, origem geográfica e suas intersexualidades.

Para assistir...

Confira o vídeo Dimensões da Diversidade com a Profa. Dra. Jaqueline Gomes de Jesus

Fonte: Youtube